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terça-feira, 10 de setembro de 2019




GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO SISTEMA ORGANIZACIONAL MODULAR DE ENSINO - SOME 17ª URE


PROJETO PEDAGÓGICO CAFÉ LITERÁRIO


ORGANIZADORAS:


Danielle Lima de Figueiredo, Maria Joiciele Pinheiro da Silva e Raimunda Alves Lima


CAPITÃO POÇO – PARÁ 2019 


APRESENTAÇÃO


“A leitura abre a mente, impulsiona sonhos e alimenta a alma”. Érico Teixeira Este projeto visa demonstrar a importância da literatura enquanto estratégia de abordagem interdisciplinar da diversidade cultural e étnica, sendo desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Mário Villas Boas, nas turmas do Ensino Médio Modular onde a principal meta que se pretende alcançar é a melhoria dos indicadores de avaliação escolar, visando reverter o quadro atual no qual vários alunos do Ensino Médio não demonstram domínio suficiente dos conhecimentos, habilidades e competências em língua portuguesa e literatura, desejáveis para o ano escolar em que se encontram. De acordo com Antunes (2003, p. 77), “a leitura envolve diferentes processos e estratégias de realizações na dependência de diferentes condições do texto lido e das funções pretendidas com a leitura”. Assim, a leitura deve ser entendida como uma prática discursiva que permite ao aluno conhecer e fazer entender o mundo através da compreensão dos signos linguísticos componentes de uma estrutura. Ler é um habito que permite desenvolver a cognição do educando enquanto sujeito envolvido no processo ensino aprendizagem Quanto a abordagem das questões relacionadas a diversidade étnica e cultural e o respeito a estas diferenças, esta é importante pois vivemos em um país reconhecido pela sua diversidade, pelas diversas culturas que formam seu povo, um país de muitas cores, sons e sabores. Entretanto, frequentemente observamos no cotidiano da sociedade, casos de racismo e intolerância, episódios de discriminação explicita que questionam a ideia de harmonia e respeito entre as diversidades que formaram o povo brasileiro. Trata-se de uma questão atual e relevante a partir do momento em que a escola assume a obrigação legal de desenvolver um ensino que atenda a diversidade cultural de sua clientela. De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) deve contemplar a valorização da “história da África e das culturas afro-brasileira e indígena não apenas em razão do tema da escravidão, mas, especialmente, por se levar em conta a história e os saberes produzidos por essas populações ao longo de sua duração” (BRASIL, 2017, p. 415). Assim buscou-se desenvolver atividades num contexto interdisciplinar, em um trabalho conjunto das disciplinas de Sociologia e Língua Portuguesa, com base nas obras de autores brasileiros que abordam as temáticas sociais como racismo, diversidade e valorização da cultura popular, dentre os quais temos: Ana Maria Machado, Monteiro Lobato e Ariano Suassuna.



JUSTIFICATIVA



"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade das pessoas não sente esta sede". Carlos Drummond de Andrade O trabalho com gêneros textuais orais e escritos tem se apresentado como uma prática escolar frequente no cotidiano da sala de aula, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, ao destacar que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular devem ter como eixos norteadores, propostas que “possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos” (BRASIL, 2013, p. 99). É importante frisar a relevância da discussão sobre a diversidade cultural e o racismo, pois, acredita-se que um dos caminhos para a mudança de uma realidade de intolerância e discriminação seja a educação. Dessa forma, justifica-se a escolha da temática como forma de refletir sobre valorização e o respeito às diversidades, pois, muitos problemas presentes na sociedade, como a discriminação racial, também se manifestam no ambiente escolar, afetando a vida de toda comunidade, sendo o desenvolvimento de projetos pedagógicos envolvendo a literatura, uma das formas de abordagem desta questão. O projeto Café Literário é a concretização de algumas ideias que surgiram da necessidade de incentivar os estudantes a praticar a leitura, a escrita e outras produções, bem como, discutir sobre temas pertinentes no cotidiano escolar, entendendo que a discussão é um instrumento significativo para intervenção. Nesse contexto, a relevância do projeto para a comunidade escolar reside na possibilidade de aproximação do ensino da oralidade e escrita dos contextos sociais básicos do aluno, tornando o ensino uma atividade prazerosa ao aluno, estabelecendo uma visão real da práxis pedagógica em relação a diversidade cultural para a mobilização das competências dos alunos. 



PÚBLICO ALVO O projeto tem como púbico alvo toda a comunidade escolar e local. Tendo como escola de funcionamento, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Mário Villas Boas, na Vila de Arauaí, Capitão Poço - PA. Os responsáveis pela execução do projeto são as professoras Danielle Figueiredo (Sociologia), Joiciele Pinheiro (Língua Portuguesa) e Raimunda Alves (Língua Portuguesa) e alunos do 1° ao 3° ano do Ensino médio Modular (SOME), que direcionou as atividades para alunos da educação infantil e ensino fundamental da referida escola. CARGA HORÁRIA O referido projeto teve carga horária/ complementação de 4 horas. PERÍODO DE EXECUÇÃO O período de execução do projeto ocorreu durante 51 dias letivos em 4 horas semanais, nos meses de Maio, Junho e Agosto. 



OBJETIVO GERAL O Projeto Café Literário teve por objetivo estimular de forma interdisciplinar a leitura e produção de textos em forma de cordel, contos, fábula e apólogos. 



OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Democratizar o acesso à leitura e despertar o prazer em ler e interpretar, estimulando o imaginário do aluno;  Incentivar o estudante à realização de pesquisas, observação e análise das diferentes obras literárias;  Desenvolver no aluno, através da leitura, interpretação e produção de diferentes gêneros de textos, habilidades de leitura e escrita dentro da sociedade;  Oportunizar a participação e a expressão dos estudantes, garantindo a participação e o protagonismo juvenil através da apresentação de dramatizações e elaboração de um livro com as produções independentes dos alunos;  Melhorar os indicadores de desenvolvimento da educação da escola; 



METODOLOGIA O referido projeto foi dividido em períodos de atividades com o intuito de apresentar ao aluno a grande variedade de eventos linguísticos, diferentes situações que envolvem a fala, a escrita e a leitura como formas de expressão onde foram utilizadas as seguintes estratégias metodológicas:  Leitura e interpretação de textos narrativos: Literatura de Cordel;  Apresentação da dramatização “Emília a boneca falante" de Monteiro Lobato, com um enfoque crítico acerca da diversidade;  Contação de história crítica-reflexiva “Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado, com uma abordagem sobre temáticas atuais como o racismo, aceitabilidade, discriminação, padrões de beleza, autoestima da criança negra, inclusão social e valorização da cultura popular;  Apresentação de produções independentes dos alunos (fábulas, contos, apólogos, poemas e cordéis);  Apresentação de Cordel “Meu Arauaí”, produzido pela aluna Cristiany Oliveira Fonseca do 1º Médio, que conta a história do surgimento da Vila;  Divulgação do livro “Meu Castelinho”, produzido pelos alunos do Ensino Médio;  Culminância do Projeto com participação da comunidade escolar. 



CRONOGRAMA As atividades foram realizadas no período de três meses conforme descrito na tabela s seguir: ATIVIDADES Maio Junho Agosto Abordagem sobre a Arte Literária X Leitura e interpretação de textos narrativos: conto, crônica, fábula e apólogo. X Produção de textos narrativos: fábulas, contos, apólogos e cordéis. X Produção de cordéis sobre a história e a vida na Vila de Arauaí. X Leitura e interpretação dos textos X Organização dos textos dos alunos para a confecção do livro “Meu Castelinho”. X Explicação do projeto "Café Literário" X Divisão das tarefas por equipes X Orientação das equipes X Ensaios das equipes para a apresentação (dramatização, contação de história e recital) X Divulgação do evento na escola e na comunidade X Organização do local do evento (refeitório da escola) X Culminância do Projeto "Café Literário” X AVALIAÇÃO A avaliação das atividades do referido projeto ocorreu de forma progressiva e contínua através de reuniões com a coordenação do projeto, onde foram apontados os pontos positivos e negativos, bem como sugestões de novas ações. Quanto à avaliação dos alunos, têm-se como base os critérios de participação ativa nas atividades, considerando assiduidade, pontualidade e nível de compreensão da proposta de ensino. 



RESULTADOS Os resultados do projeto foram bastante positivos, onde foi possível aguçar a curiosidade dos alunos com relação a leitura, incentivando a prática de ler, interpretar e produzir. A participação da comunidade escolar foi relevante no desenvolvimento das atividades, contribuindo na organização do espaço para realização da culminância e participando das discussões sobre as situações ocorridas no ambiente escolar. No desenvolvimento das atividades orais e escritas, os alunos demonstraram bastante interesse e comprometimento com as atividades, atitudes que contribuíram para o sucesso das ações e encurtam as distâncias entre o jovem e a literatura, levando-o a ter consciência do hábito da leitura enquanto formador de cidadãos críticos, além de enxergar a leitura como uma forma de entretenimento e lazer, enriquecer e ampliar sua visão de mundo. Iniciativas como estas são a prova viva de que a Escola Pública tem condições de desenvolver um bom trabalho em parceria com todos os atores deste processo.



REFERÊNCIAS ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. ANEXO 1 - RELAÇÃO DE ALUNOS PARTICIPANTES 1ª Série - Ensino Médio Nº Nome do Aluno 01 Andreza da Silva Bezerra 02 Antonia Adriane Cunha Pinto 03 Cristiany Oliveira Fonseca 04 Edinalva de Sousa Farias 05 Ednailson Cunha Pinho 06 Eliane de Sousa Batista 07 Gabriel da Verza Cruz 08 Jemina Carlos Batista 09 Luis Mateus da Silva 10 Marcilei de Souza Xavier 11 Nenias de Lima Pedreira 12 Ossilene Teles Pedreira 13 Railson Madalena da Silva 14 Vanderson Oliveira Araújo 2ª Série - Ensino Médio Nº Nome do Aluno 01 Antonia Andreza de Melo Soares 02 Antonia Jocilene Melo Porto 03 Antonia Milene Moreira Escossio 04 Antonio Oricélio Vieira Porto 05 Francisca Gleiciane de Sousa Marques 06 Gabrielly Ferreira de Oliveira 07 José Elenilson Caetano Madalena 08 Lenice da Silva Araújo 09 Leonardo Ferreira dos Reis 10 Renato Junior Gil Borges 11 Robson Sodré de Souza 12 Sandra Carvalho dos Santos 13 Wikson Renan Andrade Fonseca 3ª Série - Ensino Médio Nº Nome do Aluno 01 Antonio Evandro Souza de Souza 02 Eufares Carlos Batista 03 Felipe Xavier Moraes 04 Francisco Diemisson da Silva 05 Genilson Pinto Farias 06 Jarlam Oliveira de Sousa 07 José Lailson Pereira Alencar 08 José Willas Caetano Madalena 09 Marcio Garcia Soares de Oliveira 10 Maria Alcineia da Silva Mesquita 11 Maria Andriele de Oliveira Sousa 12 Maria da Conceição S. Marques 13 Maria Jaine Araújo Farias 14 Maria Nayara Silva Mota 15 Maria Tacilane Oliveira Lira 16 Maria Wevila Caetano Madalena 17 Marinalva da Silva Reis 18 Matheus Chaves Santos 19 Moiseis Ferreira de Lima 20 Neemias de Lima Pedreira 21 Neriani de Lima Pedreira 22 Raquele Batista de Souza 23 Renan Farias dos Santos ANEXO 2 - IMAGENS DO PROJETO Caracterização da dramatização “Emília a boneca falante" Alunos e comunidade acompanhando as apresentações Contação de histórias Apresentação de produções independentes dos alunos Apresentação do Cordel “Meu Arauaí” Culminância do Projeto "Café Literário” Apresentação “Menina Bonita do Laço de Fita” Culminância do Projeto com participação da comunidade escolar Apresentação de dramatização Professoras idealizadoras e responsáveis pelo projeto Café Literário

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