Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

 


CANTORA DO INTERIOR CAMETAENSE SURGE PARA O BRASIL

Aluna do SOME grava seu primeiro Cd solo

                                                    Arodinei Gaia








Com uma potente voz que encanta o ouvinte e uma singular presença de palco, Zaynara Damasceno Cruz, hoje com 19 anos, desponta como uma promessa da música contemporânea nacional.






De origem interiorana, do município de Cametá, a jovem cantora é oriunda de família de músicos. Seus familiares como os tios, primos e primas, com grande habilidade, embalaram as noites festivas paraenses na conhecida banda Invencíveis e outras do cenário musical. Tecladistas, guitarristas, contrabaixistas, percussionistas e cantoras, são membros da família que Zaynara sempre conviveu e de quem herdou a veia artística. Seu pai Zenildo foi por muito tempo baterista do citado conjunto familiar “Os Invencíveis”, até que decidiu se afastar da banda para dedicar-se a carreira da filha.





       Filha da professora Cristiane Damasceno, a garota estudou o ensino fundamental e ensino médio na vila de Porto Grande, interior cametaense no estado do Pará. Fruto do Sistema Modular, pelo qual concluiu no ano de 2018 o ensino médio, a cantora soube, desde pequena, conciliar a vida escolar com os primeiros passos na música.


Desde a infância, a jovem promessa, já se apresentava em show de calouro, cantando ou dançando, nas festas da escola, ou nos eventos comunitários da localidade. A partir dos 11 anos, começou a definir seu futuro na música, quando começou a prender a tocar alguns instrumentos como flauta, violão e teclado, mas sempre tendo o canto como a verdadeira paixão, e assim aprendeu técnicas e desenvolveu, cada vez mais, a prática vocal.




     A sua convivência nos ensaios da banda Invencíveis fez com que ela, aos 14 anos, subisse aos palcos se apresentando com o grupo do qual seu pai era baterista e em seguida participou da gravação de DVDs do grupo musical. A partir daí o palco e a sala de aula no SOME passaram a fazer parte da vida da cantora, conciliando assim, os dois ambientes no seu cotidiano.



Aos 17 anos, incentivada pela família, lança seu projeto sólo, no qual grava o CD intitulado "Simplesmente diferente", onde clássicos da música nacional, internacional e autorais são interpretados com sua potente e vibrante voz, levando a identidade sonora da cantora, numa metamorfose com o estilo da musicalidade paraense. O projeto deu certo e sua voz ecoou além das fronteiras nortistas, chamando a atenção de produtores e demais profissionais do ramo musical.



Atualmente, a cantora continua produzindo músicas autorais fazendo parcerias com letristas e compositores da região e trabalhando em um novo CD de músicas inéditas. Existe em vista a possibilidade de contrato com uma gravadora do nordeste e em breve será uma voz paraense levando nosso estilo musical para o Brasil todo. A música "Pra você estar" curtida nas redes sociais, é um aperitivo da qualidade vocal e musical da cantora que agrada o público da atualidade.



     Misturando o gênero pop com estilos paraenses como o calipso, e flertando com ritmos do momento como sertanejo universitário e arrocha, Zaynara vai ganhando a adesão e admiração do público, e logo irá despontar como mais uma grande cantora paraense no cenário nacional.

2 comentários:

  1. Fico muito filiz de vê mais uma artista conterrânea despontar no cenário musical paraense.
    Quando joven no interior de Cametá gurtir muito a Banda invencível!
    Parabéns a ex aluna do SOME!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Professor João Pinto, o município de Cametá proporciona ao cenário artístico e musical paraense grandes destaques de escritores, poetas e poetisas, compositores e interpretes, iniciando com Mestre Cupijó, Os Incríveis, Kim Marques entre outr@s. E a Zayanara vem somar com esse gênero e principalmente seu estilo. Lembro que estive na década de 90 trabalhando na cidade, assim como tive oportunidade de tomar banho na praia da Aldeia e estive em alguns aniversários. O que me chamou atenção foi que em todos esses eventos era acompanhado de uma banda musical, diferente do resto do Estado, que já estavam entrando no rítmo das batidas das aparelhagens. Parabéns para vocês cametaenses por surgirem artistas talentosos. Parabéns a Zayanara!

    ResponderExcluir