Total de visualizações de página

domingo, 3 de abril de 2022

Caso Cidapar-Josapar na região do Guamá no início da década de 1980

 

Durante o período da Ditadura Militar (1964-1984), que no último dia 31 de março completou 58 anos, foi a fase da sociedade brasileira em que várias situações, como perseguições, assassinatos e violação dos direitos humanos aconteceram proporcionando vergonha para qualquer ser humano e sociedade.  


Diante deste contexto vivenciado nesta fase triste da História do Brasil, um grupo de trabalho sendo coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), através do projeto Responsabilidade das Empresas por Violações de Direitos durante a Ditadura, foi aprovado via edital sendo executado até abril 2023.


Entre as onze empresas investigadas através de um projeto maior se encontra a Josapar, empresa que atuava na região do Guamá entre 1981 e 1985, no Estado do Pará, Brasil.


Segundo dados levantados pelos pesquisadores, comprovaram que mais de setenta empresas tanto brasileiras quanto de outros países sustentaram o regime militar.


Tendo como objetivo geral do projeto além de tentar pesquisar abusos cometidos por essas empresas, possibilitar também reparações via através do MPF.


O caso Cidapar não é a único no país, cometidos através da violência patronal e estatal. Neste caso, com vários motivos, como a expulsão dos camponeses e apropriação de terras quilombolas e indígenas, encontrou muita resistência dos camponeses que viviam naquela área com ações políticas concretas e defesa armada dos moradores. Isso proporcionou, muitas mortes, estupros em meninas jovens, terrorismo, além da presença do Estado nas violências.


Vamos torcer que essas contribuições possam avançar nas investigações e obter sucesso nos objetivos do projeto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário