Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Escola da Vida: Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME

 

                                                             * Antônio L. Júnior


Prof. Luís Carlos com a gente(Sou o 1º da esquerda)


  

Gostaria de iniciar esse momento me apresentando, me chamam de Professor Júnior, atuo como professor de História no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), lotado na 10ª URE, de Altamira. Sou um mineiro que migrou para o Estado do Pará com a família nos meados dos anos 1980 e que depois que tomei açaí por aqui, fui ficando. Em meus primeiros anos escolares, meu tempo estava sempre dividido entre a escola e os trabalhos na lavoura, o que que me levou a um certo atraso.


Foi então que decidi ir para Belém com a intenção de estudar. Depois de cursar meu 1º grau no Departamento de Ensino Supletivo (DESU), que funcionava nos fundos da Escola Augusto Meira, voltei ao meu velho e bom Brasil Novo para fazer o tão sonhado 2º Grau. 


Em 1991 iniciei o primeiro ano do Curso Técnico em Contabilidade. Logo no primeiro Módulo vieram os professores, Luís Carlos (In Memoriam) com as disciplinas: Biologia, Química, Física e Programa de Saúde) e o professor Nonato Bandeira com as disciplinas História, Organização Social e Política Brasileira (OSPB) e Educação Moral e Cívica. Eles ficaram por 2 módulos em Brasil Novo.


Desde aquela época, ser discente ou ser docente do SOME já era um grande motivo de orgulho, pois os professores desenvolviam projetos magníficos que envolvia toda a comunidade local. Festivais de música, torneios poliesportivos, concursos de beleza, feiras de ciências dentre tantas outras atividades que envolviam toda a comunidade escolar e adjacências. Aquilo tudo me encantava profundamente.


Quando entendi como funcionava o SOME, as aventuras que os professores passavam, suas atuações marcantes em cada localidade, bem como, as amizades que deixavam percebi que era aquilo que eu queria ser, desde então adotei como um projeto de vida.


Depois de ter cursado História pela UFPA, comecei a lecionar essa disciplina como professor contratado na rede pública e particular até quando foi aberto o concurso público pela SEDUC para o cargo de professor, me inscrevi e fui aprovado em 1º lugar. Passei todo o período do Estágio Probatório na rede regular, até que no dia 13 de outubro de 2008 me efetivei. Nesse mesmo dia pedi imediatamente minha remoção para o SOME.


Logo no primeiro Módulo fui designado para Castelo dos Sonhos, distante cerca de 1.100 km de Altamira. De lá para cá muitas coisas aconteceram. Muitos desafios foram lançados e superados. Atuei na 13ª URE, no município de Gurupá e na 10ª URE nos municípios de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Vitória do Xingu, Anapu e Senador José Porfírio. Tive a honra de atuar como professor de indígenas, quilombolas, agricultores, lideranças sindicais, dentre outros.


Tenho muito orgulho de fazer parte do SOME, de estar inserido nessa história há 31 anos! De ter tido o desejo de um dia ser professor e de alcançar esse objetivo. Quando entrei no SOME aos 16 anos de idade erámos muito novos, enfrentamos juntos vários desafios, crescemos e amadurecemos e não pretendemos sair de cena tão cedo.


*O autor foi ex aluno e atualmente professor do Sistema de organização Modular de Ensino - SOME.





Um comentário: