Ma. Marina de Sousa Costa
Este trabalho representa um mergulho nas
experiências vivenciadas pelos professores do projeto SOME, no sentido de intercambiar experiências socioeducativas
materializadas na profissão docente. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, privilegiando o
enfoque narrativo-interpretativo, amparado no aprofundamento da compreensão das
histórias de vida de professores. Aborda aspectos metodológicos e
epistemológicos constituintes dos saberes dos professores, com ênfase nos
saberes da experiência, que os fortalece no desenvolvimento de práticas
pedagógicas itinerantes pela complexa territorialidade da Amazônia paraense;
argumenta os fazeres dos professores nos múltiplos cenários educacionais
amazônicos; evoca sentido e significado para as narrativas como ferramenta de
pesquisa na Educação; discute a educação sob a ótica dos conflitos e contradições imersos na dinâmica
social. Sinaliza que as razões pedagógicas dos professores que os sustenta
no projeto modular articula-se
com uma variedade de experiências pessoais e profissionais, que redimensionam o
tempo todo, suas bases de conhecimentos, saberes e práticas.
http://hdl.handle.net/10174/11849
Repositório Universidade de Évora
Nenhum comentário:
Postar um comentário