Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de março de 2023

Processos de Ressignificação Docente na Educação Básica: Experiências Sócio Educacionais Vivenciadas no Ensino Modular do Pará

 


Ma. Marina de Sousa Costa


       Este trabalho representa um mergulho nas experiências vivenciadas pelos professores do projeto SOME, no sentido     de intercambiar experiências socioeducativas materializadas na profissão docente. Trata-se de um estudo de caso, de   natureza qualitativa, privilegiando o enfoque narrativo-interpretativo, amparado no aprofundamento da compreensão das histórias de vida de professores. Aborda aspectos metodológicos e epistemológicos constituintes dos saberes dos professores, com ênfase nos saberes da experiência, que os fortalece no desenvolvimento de práticas pedagógicas itinerantes pela complexa territorialidade da Amazônia paraense; argumenta os fazeres dos professores nos múltiplos cenários educacionais amazônicos; evoca sentido e significado para as narrativas como ferramenta de pesquisa na Educação; discute a educação sob a ótica dos conflitos         e contradições imersos na dinâmica social. Sinaliza que as razões pedagógicas dos professores que os sustenta no           projeto modular articula-se com uma variedade de experiências pessoais e profissionais, que redimensionam o tempo todo, suas bases de conhecimentos, saberes e práticas.



http://hdl.handle.net/10174/11849

Repositório Universidade de Évora

Nenhum comentário:

Postar um comentário