Total de visualizações de página

domingo, 1 de outubro de 2023

A importância das rádios comunitárias na formação da juventude

 



       Nos últimos anos temos aprendido muitas lições sobre comunicação social, uma delas é que qualquer interação entre pessoas requer criação e construção de diálogos; um segundo ponto central é a criação de informações falsas (“fake-news”), algo tão presente na nossa atual convivência social, por fim, não há como negar a necessidade de construir, via as redes sociais, de instrumentos de diálogo com a sociedade, especialmente nossa juventude.


       As rádios comunitárias e populares constituem um dos mecanismos necessários ao diálogo social.  Isso se percebe com o crescimento de um meio de comunicação de massas considerado tradicional, mas que possui grande audiência e recebe telefonemas significativos durante um programa no ar, seja na rádio com poucos recursos de equipamentos, seja com alta tecnologia, principalmente as rádios de funcionamento na Web. 


       Levando em consideração uma educação digna e de qualidade, o educador ou educadora sempre se encontra avaliando e reavaliando como a melhor forma de trabalhar e fazer com que as alunas e alunos gostem da estudar e absorver qualitativamente a troca de experiências do ensino. São os diversos recursos que podem ser utilizados numa aprendizagem que podemos acrescentar a educação. 


        Um educador ou educadora, que faz uso das rádios comunitárias como recursos pedagógico, proporciona aos estudantes recurso inovador e desbloqueio de comunicação, condição central para formação de cidadãos e cidadãs. 


José Raimundo Trindade (Professor e pesquisador UFPA/PPGE) 

"Sonhar mais um sonho impossível Lutar quando é fácil ceder"

Nenhum comentário:

Postar um comentário