Total de visualizações de página

domingo, 1 de outubro de 2023

Educação e Rádios Comunitárias

 


        O rádio já foi o principal companheiro do ser humano. Do jovem ao adulto, sempre houve uma enorme apreciação pelas variadas atrações radiofônicas.


       Hoje, mesmo com a era da internet, o rádio ainda mantém uma onda de fiéis seguidores, e se apresenta como um importante aliado no processo de ensino nas escolas.


      Não se pode deixar de lado recursos importantes que venham somar na formação da aprendizagem da nossa juventude no Brasil. Atualmente, se percebe um crescimento desse meio de comunicação de massa, considerado tradicional,  e  que mantém grande audiência diariamente, recebendo telefonemas significativos durante um programa no ar, seja na rádio com poucos recursos de equipamentos,  seja com alta tecnologia, e também,  as rádios de funcionamento na web. 


       Levando em consideração uma educação digna e de qualidade, o educador ou educadora sempre se encontram avaliando e reavaliando a melhor  forma de trabalhar e fazer com que o aluno e aluna gostem de estudar e absorvam, qualificadamente, a dinâmica que envlove do ato de ensinar, o ato de aprender e toda troca de experiência que envolve o processo de ensino aprendizagem. 


        São diversos os recursos que podem ser melhorar a aprendizagem,  entre eles podemos acrescentar a educação integrada com a comunicação. 


       Um educador ou educadora que faz uso das rádios comunitárias como recursos pedagógicos no ambiente de ensino proporciona aos alunos e alunas um recurso inovador e o desbloqueio de comunicação de vários discentes. Essa articulação entre educação e comunicação tem avançado significativamente na educação, em áreas em que o aluno ou aluna tem poucos recursos ou conhecimentos.


       A rádio comunitária, comercial ou a rádio escola, é sim um importante aliado no processo de ensino aprendizagem, basta saber usá-lo para colher os frutos.


AroDinei Gaia é Escritor, Poeta, Professor, Cordelista e Compositor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário