Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Projeto de Formação e Capacitação de Lideranças de Turmas da Escola Estadual "Maria Gabriela Ramios de Oliveira" e Diretores da UMOJAM

 


               No primeiro semestre do ano de 1998, foi executado Projeto de Formação e Capacitação de Lideranças de Turmas da Escola Estadual "Maria Gabriela Ramios de Oliveira" e Diretores da UMOJAM, entre convênio realizado entre a escola pública EEEFM "Maria Gabriela Ramos de Oliveira" e a União dos Moradores do Conjunto Maguari - UMOJAM. 


             Na apresentação do projeto diz o seguinte: - Estamos num momento histórico em que as relações capital x trabalho estão cada vez mais complexas e mais desiguais, onde o sistema capitalista incorpora uma nova formação histórica na "restruturação produtiva". Se antes dessa nova formação do capital era dificil formar e organizar o movimento social para compreensão e combate da excludente realidade social, hoje, com o avanço do "projeto neoliberal" que estimula a individualidade e combate firmemente o movimento social organizado, urge a necessidade de formação e capacitação educativa de novos quadros para o movimento social.


                Na justificativa é clara: - Existe no Conjunto Maguari uma grande potencialidade de formação política de novos quadros para o movimento social através de trabalho conjunto entre militantes do movimento popular, conselho escolar e pró-grêmio estudantil da EEEFM "Maria Gabriela Ramos de Oliveira" em parceria com a Universidade Popular - UNIPOP. Se por um lado há o início de organização e um gradual amadurecimento de militantes sem experiência no cotidiano do movimento, por outro, essa "formação na luta" esbarra nas limitações da compreensão, análise, crítica e busca da construção de uma nova realidade para o movimento que escape ao abismo e o imediatismo de bandeiras, não deixando de reconhecer sua importância, vislumbrando além disso a possibilidade, através de mecanismos de educação popular, da formação e capacitação de militantes, no intuito de melhor qualificar os quadros existentes, sempre atento à possibilidade de envolver e construir novos individuos com pontenciais para manter permanentemente  um movimento organizado e capacitado, que possa compreender e combater a nova faceta histórica pela qual o capitalismo se organiza e se sustenta numa estrutura social extremamente excludente.


                    Os dez anos de experiência em educação popular capacitou a UNIPOP a ser uma instituição com potenciais reconhecidos para desenvolver este trabalho. Por tais razões a esta parceria estamos nos propondo este projeto. 


                    No objetivo geral, nós temos: Através da educação popular, formar, capacitar e potencializar quadros para o Movimento Social, estimulando a adoção da reflexão crítica da realidade, despertando o significado e a importância da organização e participação nos movimentos sociais.


                     Nos objetivos específicos, nós temos: Combater o refluxo do movimento social organizado, ampliar e fortalecer os elos de articulação entre movimento popuklar e estudantil com instituições de formação e potencialização de novos individuos do movimento social, estimular a prática democrática e construção de cidadania, trocar experiências....

                              Nos procedimentos metodológicos foram: Cursos, palestras, semiunários, dinâmicas educativas de grupos, teatralização, discussão temática em grupos, slides, vídeos......  


                              O projeto executado foi um sucesso!

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário