Total de visualizações de página

domingo, 20 de janeiro de 2013

Grandes Projetos na Amazônia




Imagem em Concórdia do Pará
                 




Sabemos que a partir da década de 80, do século passado, o próprio Estado incentiva e consolida com incentivos fiscais a chegada dos grandes projetos em nossa região. Mais uma vez notamos descasos quanto à implantação de grandes projetos na Amazônia.


Em pleno início do século XXI, percebemos cada vez mais a continuação desses projetos, com objetivo de explorar a matéria prima que há por aqui, já que somos o único celeiro do mundo em recursos minerais, vegetais e biológicos.


Projeto do Dendê em Concórdia do Pará



Só para ilustrar, cito o exemplo do nordeste paraense, principalmente nos municípios de Bujaru, Concórdia do Pará, Tomé-Açu, Moju e Tailândia onde se tem a panorâmica de um desses projetos com a plantação de Dendê. Contudo, não esqueçamos que a produção de dendê em grande escala, exige concentração de terras nas mãos de uma minoria. Enquanto isso, os pequenos agricultores perdem suas terras por preços baratos, encarecendo a produção da farinha e consequentemente o preço torna-se elevado. Portanto, a pergunta que não quer calar: Esse reflexo não se dá pela presença do BIOPALMA ou BIOVALE, nesta região ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário