Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Ideologia




                                                                Nedaulino da Silveira *


Há muros, a história nos diz!
Não poucos muros, os que nos rodeiam
São muros cercando-nos e às coisas que nos nascem
Muros altos uns,
mais altos alguns, e
enormemente altos, de conformidade com as nossas cabeças,
outros...
Cheguei ao ponto de não mais me enxergar sem muros!
Que me tiram a visão,
me cortam a linha da vida,
e me sufocam os anseios, sonhos e realidades.


Estou a um passo da loucura!
Pois apesar de lutar desesperadamente contra os muros,
não os consigo derrubar todos...
São seguras as pedras e forte a argamassa que as une
E são inúmeras as cabeças que os erguem e, à sombra deles,
os defendem
Elas determinam, enquanto muro, ligadas, a vida do ser humano
E quantos seres morrem nesses muros ou por causa deles?
Planto-lhes heras, coloco-lhes coloridos de matizes variadas.
Abro-lhes buracos...


Há momentos no entanto,
que faltam-me as forças!
Quebram-se-me os braços e as ferramentas.
Tenho crença, no entanto, que após mim outros virão.
E lutarão, apesar dos novos muros, até vencer!


Quem é de luta sabe...


   * O Nidau foi professor do Departamento de História da Universidade Federal do Pará.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário