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quinta-feira, 17 de abril de 2014

34 anos de SOME (Parte II)



Fonte: Prof. do SOME Fábio Ribeiro



Fonte: Prof. do SOME Gilberto Garcia Ribeiro Garcia





Outro recorte desse processo histórico foi em 2003, foi que o Modular deixou de ser Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME para ser Grupo Especial de Ensino Modular – GEEM. É importante ressaltar que cento e noventa e dois professores pediram  transferências para o Ensino Regular, onde nós nos retiramos por discordarmos da política implementada pela Secretaria Estadual de Educação, através da Secretaria Rosa Cunha, no governo do tucano Simão Jatene. Neste momento, o Some deixa de ser centralizado na Sede da Secretaria e passa para o poder das oligarquias municipais, através das Unidades de Ensino Regionais, as URES e Escolas-Sedes, onde o SOME perde parte dos professores com exclusividade para o projeto e são lotados outros professores com vários vínculos, inclusive com município (s).



Itacuruçá Médio



Já em 2007, um novo marco já que uma nova equipe chegou a Seduc tentando direcionar e organizar o projeto SOME. Neste período, dá-se o retorno da sigla: Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME.


Porto da Escola



O SOME já tem sua marca, já tem um significado histórico na educação paraense. É bom dizer que em 1980 tínhamos quatro localidades, dez professores e aproximadamente duzentos e quarenta alunos, enquanto em 1982 ampliaram-se para dezesseis localidades atendidas, quarenta e quatro docentes e três técnicos e cerca de mil e cem alunos. Em 2003, tínhamos 193 locais onde funcionavam o SOME, seiscentos e trinta e dois professores, três técnicos apenas e cerca de dezoito mil e trinta e três alunos. 



Alunos chegam na Escola



Em 2010 são quatrocentos e vinte e cinco localidades, sendo que os técnicos em número de seis e trinta e dois mil alunos matriculados no SOME.  Vejam a abrangência que o Sistema Modular assumiu no quadro da educação do estado do Pará. 



Itacuruçá Médio





Atualmente, são quatrocentos e sessenta e cinco localidades atendidas pelo Projeto, com aproximadamente mil e duzentos professores. O número de alunos atendidos no ano de dois mil e quatorze são aproximadamente quarenta mil.



Realidade dos Alunos do SOME



Ainda, nesse processo que merece destaque são algumas de suas principais características, para funcionamento do Sistema Modular, como: Diagnose, firmar convênio com a Prefeitura onde há necessidade de implantação do SOME, reuniões com a comunidade e infraestrutura básica para os alunos e professores, entre as quais Escolas equipadas e Casa para os Professores, este último resultado do convênio com a Prefeitura. Entretanto, sabemos o quanto estar sendo difícil trabalhar, já que o convênio entre Estado e Prefeitura não está sendo cumprido na sua totalidade.



Urubuéua Fátima


Apesar da falha do poder público, alguns profissionais da educação, ainda conseguem desenvolver sua atividades pedagógicas superando os obstáculos vivenciados pelos educadores e alunos no seu cotidiano. Apesar dessa lacuna deixada pelo poder público o que nos gratifica é saber que nós estamos contribuindo de alguma forma com estes alunos que tem no SOME a única alternativa como educação e o resultado nos revela que estamos no caminho certo com número significativo de aprovação nos vestibulares.



Estudantes entrevistam comunidade



Urubuéua Fátima



Transporte dos Alunos



Reunião com Profs. do SOME/2010


Encontro de Professores do SOME/2010

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