Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Lenda Viva da Educação



Prof. Cosmo Cabral sempre na luta



Considerado por alguns educadores do Estado do Pará, como uma “lenda viva da educação”, o geógrafo, pedagogo, bacharel em direito, sindicalista e professor Cosmo Santos Cabral teria no dia 20 do corrente audiência de instrução da ação de indenização movida contra o Estado, por danos morais, quando de forma arbitraria, autoritária e ditatorial, no dia 08 de janeiro de 2002, foi expulso das instalações do prédio da EEEFM “Augusto Meira”, localizado na  AV. José Bonifácio com a Av. Gentil Bitencourt, por ordem do então governador tucano Almir Gabriel, da Secretaria Estadual de Educação Izabel Amazonas, do secretário de Segurança Pública Paulo Sette Câmara e do Secretario Nilson Pinto que formavam o núcleo politico dos tucanos naquele momento.,. Neste ano, exercia a Direção desta Escola, eleito através das eleições diretas pelos segmentos escolares, com apoio do Conselho Escolar. A audiência foi adiada para o dia 08 de agosto próximo, pe lo fato do juiz estar de férias.



Prof. Cosmo Cabral não foge da luta


A prática politica do PSDB nós já sabemos, já que não tem a mínima vinculação com as decisões populares, por isso fez o que fez com o professor Cosmo Cabral, quando o referido Professor foi eleito, recebeu sua portaria de Direção das mãos do porteiro da Escola. 


A perseguição política contra o Diretor Cosmo Cabral iniciou quando ele assume a Direção da Escola e questionou a reforma concluída, porém, com algumas falhas. A mesma tinha sido realizada  por empresa ligada ao governo tucano, que logo após a reforma pediu falência, na Jucepa. Inclusive, o Professor Cosmo Cabral foi processado criminalmente pelo estado, o que foi arquivado em setembro de 2003, sem provas contundentes contra sua pessoa. 


Prof. Cosmo sempre participando das decisões da categoria


O objetivo principal dos tucanos era prender o Diretor, com o apoio de dois delegados e 30 policiais, mas não obteve sucesso, com o clima tenso, o professor teve sua pressão arterial elevada tendo que ser urgentemente atendido no Pronto Socorro do Guamá, onde ficou por quatro dias. Mesmo hospitalizado, os policiais com ordem de prisão fizeram o cerco, e só não levaram o professor pela interferência do Dr. Bezerra, na época Diretor daquela rede hospitalar e dos companheiros que protegeram as portas que davam acesso ao quarto.

  
Participação nas Assembleias da categoria


Para quem  lembra desse fato histórico, do qual o Diretor contrapõe a estrutura do sistema que possui a função de confiança do Estado, porém eleito de forma democrática dentro de uma unidade pública, que é pago com o dinheiro público, através dos impostos, foi um dos momentos mais tristes e negativas da história da educação em nosso Estado, patrocinado pelo governo dos tucanos.

Prof. Cosmo participando de formação


Atualmente, o Professor Cabral está aposentado da regência de classe, mas não aposentado das suas ideias politicas e profissionais. Por tudo que ele fez e faz, é reconhecido e respeitado pela maioria das pessoas que o conhecem, como a “lenda viva da educação”. 


Prof. Cosmo com amigos

5 comentários:

  1. Importante registro da história do professor e companheiro de luta Cosme, que tenhamos o prazer de sua convivência e fortalecimento das lutas pela educação e democracia. Que infelizmente estamos revivendo a truculência tucana de modo mais ganancioso, que há décadas passadas.
    Registro pra história do pará e do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Os educadores, como a Educação. muito além de cargos públicos, são compromissos sociais focados na promoção da participação consciente política de todos os segmentos da sociedade na construção de um sistema social de condições é qualidade de vida boa para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro muito bem dessa reforma. Ele selecionou adolescentes da comunidade carente, do Guamá, dava 2 vale-transporte por dia, um pão com queijo e um copo de soberano.
      Qual era o objetivo?
      Formou "cursos profissionalizantes" ministrados por um monte laranjas onde tinha curso de pintura predial, encanador e eletricista. E advinha qual foi a prova final do curso? Cada turma de alunos simplesmente foi dividida em:
      1 - Turma de pintores: Pintar e emassar as salas, quadra de esportes, corredores e até tirar o chiclete com espátula que os alunos da escola jogavam.
      2 - Encanadores: Manutenção geral do sistema de água da escola.
      3 - Eletricista: Reforma total da fiação.
      Hoje eu sei o motivo desse curso... Se quiserem mais provas, eu tenho.

      Excluir
  3. Grande líder sindical Cosmo Cabral.
    Justa homenagem ao lutador dos profissionais da educação paraense

    ResponderExcluir
  4. Professor Cosme grande figura em defesa da educação, um lutador incansável em proldos nossos direitos. Vá em paz que Deus o receba em sua glória.

    ResponderExcluir