MANIFESTO DE APOIO A
CANDIDATURA DE HELDER GOVERNADOR.
O Sistema de Organização Modular de Ensino
implantado a cerca de 34 anos como um Projeto Educacional, com a finalidade de
diminuir a demanda de alunos que estavam fora da idade escolar á nível de
ensino médio, nos municípios onde o Estado do Pará não se fazia presente para
ofertar o Ensino Médio Regular. Em 2014, após vários anos de luta, os
profissionais da educação que atuam no SOME, obtiveram uma conquista histórica
que é a LEI DO SOME, transformando-o em Política Pública de Estado.
Ao longo desse
tempo, vem passando por várias mudanças na sua estrutura de funcionamento,
resistindo as tentativas de extinção por
parte do Governo JATENE, que desde
2003/2004, iniciou um processo de
sucateamento do SOME, inclusive acabando com os convênios, existentes
entre o governo do estado e as prefeituras.
Hoje estamos
atuando em cerca de 500 (Quinhentas) localidades, em 100 (cem) municípios do
estado, atendendo em torno de 40.000 (Quarenta Mil) alunos, servindo inclusive
de modelo para outros vários estados, países e municípios paraenses que implementaram no ensino fundamental.
Porém, apesar
do SOME, estar contribuindo de forma efetiva na universalização da educação, e
no desenvolvimento econômico, político e social de nosso estado, como política pública ímpar,
que atende os alunos do meio rural, ribeirinhos, indígenas e quilombolas, ao
mesmo tempo não recebe o suporte necessário por parte da SEDUC (GOVERNO DO
ESTADO), em termos de logística, administrativo e pedagógico para o seu pleno
funcionamento. Posicionamento adotado por parte deste governo (JATEVE), cujo
entendimento e que investir em educação é despesa para o Estado do Pará,
levando o nosso estado a ser avaliado como a pior educação de ensino médio no
País, e o segundo pior no ensino fundamental.
Neste sentido, nós
professores do Sistema Modular de Ensino, não podemos permitir que gestão como
a do Sr. Jatene, venha abortar os sonhos de toda uma juventude esquecida nos
meios de nossas matas, campos e margem de rios paraenses, retirando toda
possibilidade de desenvolvimento individual e coletivo, que leve os mesmos
a uma qualidade de vida melhor,
juntamente come seus familiares. Por isso, entendemos que para
fortalecimento da Educação no estado do Pará, no que se refere ao Ensino
Modular, o governo do estado do, através da SEDUC, deverá construir de forma
coletiva com os trabalhadores da educação (SOME), comunidades de atuação, a sua
reestruturação, norteados pelos seguintes
tópicos:
1 - ESTABELECER CONVÊNIO DE PARCERIA COM AS PREFEITURAS:
Garantindo a moradia dos professores nas localidades onde funciona o SOME. (Lei
do SOME)
1.1
-
Assumir as despesas de moradias dos professores onde não for estabelecidos os
convênios de parcerias. (Lei do SOME)
1.2
–
Garantir o transporte escolar para os alunos do SOME.
2 – Construção coletiva de uma nova proposta curricular para o
SOME.
3 - Garantia de formação continuada para os professores do SOME
4 - Ocupar os espaços pedagógicos nas URES e Escola Sede,
garantindo recursos financeiros para mobilidade dos coordenadores locais.
5 - Democratização do some, com a indicação pela categoria do
coordenador geral, coordenador do SOME na URE e Escola Sede.
6 – Autonomia financeira, administrativa para coordenação estadual
do some.
7 – 50% (cinquenta por cento) das vaga da UEPA, para alunos da
escola Pública.
DIANTE DO EXPOSTO ACIMA, ESTAMOS ABRAÇANDO A VERDADEIRA MUDANÇA NO
ESTADO DO PARÁ, POIS ACREDITAMOS QUE SÓ
COM GOVERNO, QUE TENHA CAPACIDADE
DE OUVIR A POPULAÇÃO, PODEREMOS CONSTRUIR UMA NOVA ETAPA NA HISTÓRIA DA
EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ.
PROFESSORES DO SOME “UNIDOS POR UMA EDUCAÇÃO QUE MELHORE A
QUALIDADE DE VIDA DO NOSSO POVO”
HELDER GOVERNADOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário