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sábado, 4 de outubro de 2014




MANIFESTO DE APOIO A CANDIDATURA DE HELDER GOVERNADOR.

Prezados Senhores.


             O Sistema de Organização Modular de Ensino implantado a cerca de 34 anos como um Projeto Educacional, com a finalidade de diminuir a demanda de alunos que estavam fora da idade escolar á nível de ensino médio, nos municípios  onde  o Estado do Pará não se fazia presente para ofertar o Ensino Médio Regular. Em 2014, após vários anos de luta, os profissionais da educação que atuam no SOME, obtiveram uma conquista histórica que é a LEI DO SOME, transformando-o em Política Pública de Estado.


             Ao longo desse tempo, vem passando por várias mudanças na sua estrutura de funcionamento, resistindo  as tentativas de extinção por parte do Governo JATENE, que desde  2003/2004, iniciou  um processo de sucateamento do SOME, inclusive acabando com os convênios,    existentes  entre o governo do estado e as prefeituras.


             Hoje estamos atuando em cerca de 500 (Quinhentas) localidades, em 100 (cem) municípios do estado, atendendo em torno de 40.000 (Quarenta Mil) alunos, servindo inclusive de modelo para outros vários estados, países e municípios paraenses que   implementaram no ensino fundamental.


              Porém, apesar do SOME, estar contribuindo de forma efetiva na universalização da educação, e no desenvolvimento econômico, político e social de nosso estado, como política   pública   ímpar, que atende os alunos do meio rural, ribeirinhos, indígenas e quilombolas, ao mesmo tempo não recebe o suporte necessário por parte da SEDUC (GOVERNO DO ESTADO), em termos de logística, administrativo e pedagógico para o seu pleno funcionamento. Posicionamento adotado por parte deste governo (JATEVE), cujo entendimento e que investir em educação é despesa para o Estado do Pará, levando o nosso estado a ser avaliado como a pior educação de ensino médio no País, e o segundo pior no ensino fundamental.


  Neste sentido, nós professores do Sistema Modular de Ensino, não podemos permitir que gestão como a do Sr. Jatene, venha abortar os sonhos de toda uma juventude esquecida nos meios de nossas matas, campos e margem de rios paraenses, retirando toda possibilidade de desenvolvimento individual e coletivo, que leve os mesmos a  uma qualidade de vida melhor, juntamente  come  seus familiares. Por isso, entendemos que para fortalecimento da Educação no estado do Pará, no que se refere ao Ensino Modular, o governo do estado do, através da SEDUC, deverá construir de forma coletiva com os trabalhadores da educação (SOME), comunidades de atuação, a sua reestruturação, norteados pelos seguintes  tópicos:


1 - ESTABELECER CONVÊNIO DE PARCERIA COM AS PREFEITURAS: Garantindo a moradia dos professores nas localidades onde funciona o SOME. (Lei do SOME)


1.1   - Assumir as despesas de moradias dos professores onde não for estabelecidos os convênios de parcerias. (Lei do SOME)

1.2   – Garantir o transporte escolar para os alunos do SOME.

2 – Construção coletiva de uma nova proposta curricular para o SOME.

3 - Garantia de formação continuada para os professores do  SOME

4 - Ocupar os espaços pedagógicos nas URES e Escola Sede, garantindo recursos financeiros para mobilidade dos coordenadores locais.

5 - Democratização do some, com a indicação pela categoria do coordenador geral, coordenador do SOME na URE e Escola Sede.

6 – Autonomia financeira, administrativa para coordenação estadual do some.

7 – 50% (cinquenta por cento) das vaga da UEPA, para alunos da escola Pública.

DIANTE DO EXPOSTO ACIMA, ESTAMOS ABRAÇANDO A VERDADEIRA MUDANÇA NO ESTADO DO PARÁ, POIS ACREDITAMOS QUE SÓ  COM  GOVERNO, QUE TENHA CAPACIDADE DE OUVIR A POPULAÇÃO, PODEREMOS CONSTRUIR UMA NOVA ETAPA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ.


PROFESSORES DO SOME “UNIDOS POR UMA EDUCAÇÃO QUE MELHORE A QUALIDADE DE VIDA DO NOSSO POVO”



HELDER GOVERNADOR

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