Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Reformas, Já!




Durante o processo eleitoral, notamos que os debates foram focados em temas polêmicos, em que a sociedade expôs o que seria importante para melhorar nosso país.



Sabemos que não é só necessário lutarmos pelas reformas, mas entendermos que o povo faz parte desse processo político. Com a nossa contribuição, a tendência e possibilidades de opinar, surgirá demandas e sugestões que fará o Brasil ficar, futuramente, entre os melhores do mundo.



Lutar pela Reforma Política é importante para nosso país. Entre os pontos fundamentais neste aspecto, é sem dúvida o investimento que as grandes empresas fazem em determinados partidos ou políticos. Nessa eleição que passou, se viu muito isso. Fortunas que foram gastas, com pagamento com pessoal que seguravam bandeirinhas, carro som, panfletos, banners, jornais, pagamento para aliados e por aí vai, que daria para resolver a maioria dos problemas do povo brasileiro.



Lutar pela democratização dos meios de comunicações é fundamental para incluir seguimentos da sociedade que não participam. Sabemos que a partir do surgimento dos meios de comunicações de massa no Brasil, ela sempre esteve monopolizada, onde algumas famílias participam desse setor, como acontece atualmente, em nosso Estado, onde estão nas mãos das famílias Barbalhos e Maioranas. Final dos anos 70 e início da década de 80, vários movimentos se mobilizam em prol da construção de uma mídia popular e comunitária, surgindo daí as Rádios Comunitárias e Tvs Comunitárias. Estas não tendo muito destaque. Mesmo assim, esses movimentos foram e são reprimidos pelos orgãos governamentais, deixando na clandestinidade. É necessário lutarmos pela democratização dos meios de comunicações, já, para não vermos as aberrações que se tem lido, ouvido e visto pelos grupos monopolizadores.



O Brasil é um dos poucos países do mundo, que ainda não aconteceu a Reforma Agrária. Temos uma discussão entre os acadêmicos sobre o processo das Capitânias Hereditárias, seria a primeira Reforma Agrária que aconteceu por aqui? Porém, alguns conceitos são amplos, para aprofundarmos. No momento, a maioria das terras brasileiras estão em poucas mãos, que muitos utilizam como investimento e especulação. Apesar de vários movimentos populares que lutam pela Reforma Agrária em nosso país e o governo atual fazer um debate mais amplo, inclusive com medidas e programas voltados para a população do campo. É importante colocar em xeque, grande áreas de terras improdutivas.




Lutar pela Reforma Tributária é fundamental para melhoria dos padrões de vida de muita gente no Brasil, entre essa passa a o imposto de renda que precisa ser revisto, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário