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sábado, 15 de fevereiro de 2020

Educação no Campo:Trilhando o ensino do Sistema Modular (X)






O Estado e a Formulação da Política Curricular: Prescrições e Inconfidências foi a tese apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no ano de 2000, como exigência parcial para obtenção do Título de Doutor em Educação: Currículo, sob Orientação do Professor Doutor Antônio Chizzotti ao Professor Doutor Paulo Sérgio de Almeida, da Universidade Federal do Pará.     





A Tese do Professor Doutor Paulo Corrêa enfatiza em seu resumo: "Nesta pesquisa reflito sobre o modo como o Estado produz as suas políticas educacionais e reformas curriculares, procurando compreender o que acontece quando programas oficiais adentram na realidade das organizações escolares e incidem sobre as práticas pedagógicas dos Professores. (...)".


  

                                                                             


E o referido Professor continua: "(...) Para concretizar meus propósitos de estudo, elegi como objeto de reflexão a proposta pedagógica curricular concebida pelo estado do Pará nos anos 80 expressa no Sistema de Organização Modular de Ensino, cuja criação, entre outros objetivos, visava ampliar para o meio rural o atendimento escolar na modalidade do ensino do segundo grau, Além da analise bibliográfica e documental que deram suporte à parte teórica do texto, realizei uma aproximação empírica junto aos professores que já atuaram ou continuam desenvolvendo suas atividades docentes nesse projeto, a fim de saber de que forma eles respondem às prescrições curriculares estatais. A investigação desencadeada fortes indícios de que entre professores vinculados ao SOME estão sendo desenvolvidas práticas curriculares alternativas que se   confrontam com as formulações oficiais. Os professores apresentam comportamentos inconfidentes e refratários em relação a proposta curricular projetada pelo estado, pois eles a configuram e a destilam no momento de colocá-la em ação. Em que pesem a manifestação dessas atitudes, há pouco espaço destinado à participação dos professores no momento da formulação das políticas públicas educacionais e reformas curriculares, por isso eles são preteridos pelo poder estatal e suas histórias de vida e práticas pedagógicas têm assumido um lugar de somenos importância no momento em que se pensa as mudanças do sistema de ensino".







É a única Tese que trata o Sistema Modular de  Ensino - SOME. Sua narrativa é clara e precisa, abordando visão ampla do contexto pesquisado, principalmente sobre os temas como Estado, Políticas Públicas , Currículo, Práticas pedagógicas, entre outros. 


Excelente obra produzida pelo Professor Doutor Paulo Corrêa que deu um grande avanço na organização, sistematização, pesquisa e visibilidade acadêmica para a sociedade em se tratando de uma das maiores políticas públicas da Amazônia que é o Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME.

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