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segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Educação no campo: Trilhando no ensino do Sistema Modular (XI)







Orgulho de estar presente na defesa da Dissertação tendo como título "O Sistema de Organização Modular de Ensino: o estudo sobre as interfaces sobre a cultura vivida e o cotidiano escolar em Vila Cristal - Viseu/Pa", na linha de pesquisa Educação e Sociedade, da Professora Viviane Silva Pereira, na Universidade Federal do Pará, hoje pela manhã, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo na banca examinadora o Prof. Dr.Carlos Jorge Paixão(Orientador e Presidente - Ufpa), Profª. Dra. Lúcia Isabel da Conceição Silva (Examinadora - Ufpa) e Profª Dra. Lucélia de Morais Braga Bassalo (Examinadora - Uepa)..    






A estrutura da dissertação da mestra e professora do SOME Viviane Pereira trata na Introdução sua relação com o cotidiano e influencia que fez se interessar pela formação de ciências. Aborda também como se deu sua entrada na maior política pública e inclusão da Amazônia estimulando através lado cultural como objeto de estudo através do SOME., inclusive, tendo a cultura como guia.para poder compreender melhor o seu trabalho, assim como pelos referenciais. Aborda também o caminho da investigação através do aspecto fenomenológico.  






Importante destacar o nível bastante elevado em sua linguagem e ordenações das ideias, chamando atenção e interesse dos membros da banca examinadora, proporcionando várias anotações em suas agendas.   Durante sua exposição, enfatizou seu interesse com o objeto de estudo através da cultura vivida, portanto, valorizando bastante a fala dos alunos. Ressalto, que é a primeira dissertação que tem o SOME como objeto de pesquisa, com enfase voltada para o alunado.






Em sua exposição cita alguns teóricos importantes que deram embasamentos em seus estudos sobre a cultura vivida, através da Sociologia Cultural e referenciais do cotidiano. 






Enfatiza o desbravamento etnográfico, através de seus percursos, assim como o empírico, o regresso a comunidade, da escola e dos participantes., como algumas categorias fundamentais para ampliar seu leque de conhecimento e suporte teórico. Digo, que é interessante ressaltar que a Professora Viviane Pereira é da área de Química. 







Trata um pouco do histórico do SOME, acrescentando a importância da itinerância para o projeto que vai até 2014, passando a ser uma política pública.






A Professora Viviane Pereira aborda dados importantes para literatura e educação no estado do Pará e na Amazônia. Quando por exemplo, trata de memórias, torna-se inédito também nas obras que falam sobre o SOME, fazendo a leitura de algumas falas dos alunos. 







Outros dados foram levados em conta pela expositora e depois pelos examinadores que fizeram algumas considerações em relação a dissertação e me chamaram atenção, entre eles, como frisou a Professora Lúcia Silva, que no Processo Seletivo Especial - PSE, da Ufpa,, 80% são alunos vindos do SOME.   






Parabenizo pela vitória, Professora Viviane Pereira, e agradeço pelo convite. Adorei, muito, mesmo!









































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