Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Trilha do Pindobal

 


*Karla Pachiano

    *Ribamar Oliveira







Fordlâdia, município do Oeste do Pará, recebeu esse nome em virtude da instalação da Companhia Ford. Contudo, devido entre outros problemas ocasionado com a plantação da Hevea brasiliensis, árvore conhecida como seringueira e que produz o látex, de grande importância na fabricação de pneus para os carros automobilísticos. Diante dessas dificuldades a Ford transferiu para Belterra a produção, visto que era mais próximo de Santarém, além do rio nessa região ser mais fundo, melhor para receber navios de maior calado.





Como professores nunca se desligam do seu trabalho, nós historiadores, nem se fala. Semana passada estivemos na Praia do Pindobal, no município de Belterra, também no Oeste paraense e nos deparamos com ferragens de resquícios de trilho deixadas por pessoas que trabalhavam, por volta da década de 30, na extração da borracha. Pindobal, era, na verdade, o trapiche criado pela Companhia Ford que servia para o embarque da borracha na Amazônia, . Eles também criaram um depósito e carregavam pelo trilho. A origem do nome vem da árvore pindoba, uma espécie de palmeira com muita abundância na região, daí o nome Pindobal, e com a chegada dos americanos acrescentaram o L e deram o nome de Porto Novo. Os americanos criaram também, a primeira cantina do Pará., uma espécie de refeitório para que os americanos pudessem se alimentar.  As imagens retratam bem o que conhecemos.





Poucas famílias sobrevivem na comunidade, na praia de Pindobal, considerada um paraíso para os turistas que frequentam como área de lazer, através dos restaurantes, onde o prato principal é  o charutinho; um peixe semelhante a sardinha, que frito pode ser comido inteiro, inclusive as espinhas  além de outras iguarias da região. Os bares e pousadas são também outra fontes de sobrevivência dos comunitários. A praia é realmente linda!

 




A Trilha de Pindobal era o principal porto que facilitava o escoamento da época áurea da borracha em Belterra, um dos principais polos de produção da borracha no Pará. Importante destacar, as características da cidade como se fosse no interior dos Estados Unidos. Esta construída em 1934, é considerada um patrimônio nacional. Valendo muito a pena conhecer.




















                 

                                           SERINGUEIRA

fonte: https://digifloragcn.wordpress.com/2019/03/20/hevea-brasiliensis/



                                                      PINDOBA

https://vcl.com.br/produto-tag/coco-de-pindoba/

 


                             DESEMBARQUE DE MERCADORIA EM PORTO NOVO.

FONTE: AMORIM, Antonia, in A dominação Norte Americana no Tapajós – A Companhia Ford Indústria do Brasil, 1995.



* Os autores são historiadores. 

Um comentário: