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domingo, 30 de setembro de 2012

Paralisação em Quatipuru






Os trabalhadores em educação do município de Quatipuru, com   a     coordenação   de   Sintepp,  fizeram paralisação, na sexta-feira, pela manhã, na sede do município   reivindicando    moralização   na   educação pública e melhoria para a categoria. Durante a manifestação, os trabalhadores demonstraram organização e coerência em suas bandeiras de lutas. A paralisação teve apoio de vários segmentos da sociedade.





Imagens que retratam os trabalhadores reivindicando uma educação digna e de qualidade.
































VII Festival de Música e Arte no Círio de Nazaré










Vamos apoiar este grande evento.

sábado, 29 de setembro de 2012

II Feira Cultural e de Ciências






 II Feira Cultural e de Ciências


A Socialização dos Saberes: O verdadeiro caminho do conhecimento

Data de realização: 11/10/2012

Hora: 16:00 - 22:00 hs.

Local: Escola Municipal de São Raimundo-Bujaru-Pa.


Apresentação

O projeto tem como objetivo a realização da II Feira cultural e de Ciências  na Escola municipal de Ensino Fundamental São Raimundo-Bujaru-Pa.

A feira cultural tem o propósito de envolver a comunidade, o corpo docente e discente visando uma troca de experiências saudáveis com respeito aos princípios de liberdade, igualdade, cidadania e ética como um caminho viável para a construção de uma sociedade melhor.


Programação/Temas dos trabalhos:

-Brinquedos pedagógicos: brincando de ler
-Circuitos elétricos: uma experiência com ácidos
-Confecção de lápis de cor
-Corrida matemática
- Craque, que não é não jogador
-Galeria cultural de Bujaru
-Sexo e saúde
-Talentos e valores de Bujaru
-Reaproveitamento (PET)
- “Shortinho amarelo”
-Danças: Fank e Hip-Hop
-Ponto cego do olho

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

XVI Feira do Livro - A borracha entra em cena










Barões da borracha, na XVI Feira do Livro? Isso mesmo. Trata-se de alunos da E.E.E.F.M "Maria Gabriela Ramos de Oliveira", localizada no Conjunto Maguari, caracterizando o período áureo da economia da borracha.









A elegância das personagens revela o luxo, a riqueza, a modernidade. Segundo a Professora Maria de Nazaré Sarges, em sua Belém : Riquezas produzindo a Belle-Époque (1870 - 1912) " A composição de uma nova elite formada por comerciantes, seringalistas, financistas e profissionais liberais, é o novo grupo dominante que, em nome do progresso, vai direcionar a remodelação da cidade imprimindo-lhe o brilho da Belle-Époque". Portanto, Belém e Manaus, no final do século XIX, assumem a influência da modernidade, assim como outras cidades brasileiras   










A atividade pedagógica faz parte do projeto Meio Ambiente Preservado: Qualidade de vida e sustentabilidade no futuro; pois a preservação do meio ambiente, antes bandeira de um pequeno grupo de ativistas, passou a ser uma preocupação global e a partir daí políticas governamentais foram adotadas em todo o planeta. Essa inquietação deve-se à valorização da qualidade de vida e à percepção de que a sobrevivência do homem depende diretamente da preservação dos recursos naturais.  Portanto, trabalhando a proposta no espaço escolar, a partir da 5ª serie, fazendo uso dos mais variados recursos de que dispõe a comunidade da escola "Maria Gabriela de Oliveira" estará desenvolvendo a consciência sobre a importância da necessidade urgente de preparar as crianças de hoje, para que possam viver em um ambiente saudável no futuro.








Os alunos participarão de várias atividades relacionadas à preservação do meio ambiente como: passeio ecológico, gincana de conhecimento, produção de horta e plantio de espécies ornamentais, produção de vídeos, painéis, murais, jornal impresso.


ATIVIDADES:


1. Gincana Ambiental


Com uma mistura de tarefas sobre conhecimento de fauna, flora, coleta de lixo, dentre outros, as equipes responderão perguntas sobre o meio ambiente, a partir dos textos estudados em Sala de Aula.
Organizar as tarefas para a gincana
Elaborar perguntas de conhecimento sobre questões ambientais.
Os alunos das turmas 801T e 802T serão os atores da gincana. As turmas, divididas em grupos desenvolverão miniprojetos para serem apresentados a partir de uso dos recursos tecnológicos de que a escola dispõe.
Grupos: 1. Lixo eletrônico; 2. Reciclagem; 3. Mini horta; 4. Escola Limpa; 5. Materiais plásticos; 6. Poluição


2. Caminhada Ecológica

Professores envolvidos: Fátima (Estudos Amazônicos e História); Elizabeth (Ciências) e Aricleide ( Língua Portuguesa)
Local de visitação: Parque Seringal em Ananindeua
Objetivo Geral: estimular a observação de elementos naturais e a extração de produtos da natureza de forma sustentável.
Objetivos específicos:
·         Compreender a natureza reconhecendo suas interações no espaço e no tempo.
·         Identificar o processo de utilização do seringal como meio sustentável e as relações do homem considerando aspectos históricos e geográficos.
·         Conhecer a história dos seringais na Amazônia.
Ações:
·         Mural de fotos
·         Apresentação de vídeos
·         Exposição de produtos derivados da borracha
·         Quadrilha “Xote Ecológico”
·         Premiação da melhor redação - Tema: Museu Parque Seringal: Contando a história da borracha

3. Palestras para as 5ª e 6ª séries: convidados: desbravadores 

4. Oficinas de reciclagem sobre lacres, garrafas PET, papel, sobras de tecidos.
O trabalho com esse material fundamenta a visão de que tudo pode ser renovado ou transformado, em oficinas com sucatas, que incentivam a arte de reciclar o lixo em papel artesanal e material eletrônico.

5. Passeio na Feira do Conj. Maguari

Professores envolvidos: Dineide (História) e Márcio (Inglês)
Objetivo: Observar o desperdício de alimentos na Feira
Atividade: Produção de documentário, mural e sopão

6. Construção de cenários educativos

Contrastando uma mata preservada e com habitats degradados em consonância com a cultura junina

 7. Exposição de fotos: degradação ambiental e solução para o problema da degradação 

 8. Distribuição de amostras do adubo orgânico: Decomposição do lixo
·         Contação de histórias para crianças
·         Oficina de reciclagem de garrafas PET
·         Plantio de espécies ornamentais
·         Abraço simbólico às arvores

8. Apresentação de danças, teatro e produções de vídeos
Teatro a partir de mitos e lendas da Amazônia: Fantoche -  A  bruxa porcalhona
Filme: Os animais unidos jamais serão vencidos”- Exposição de cartazes
Produção de mural criativo em linguagem não verbal
Experimento: A eletrização por atrito
Danças explorando as músicas sobre o meio ambiente
Horta suspensa de garrafas pet
Paródia
Apresentação de vídeos

Ações:
Estimular a doação de material de construção para revitalização do muro
Promover a coleta de mudas e sementes para a horta
Estimular a doação de mudas ornamentais
Construir uma horta suspensa no muro com garrafas pets
Planejar a área para decorar com plantas ornamentais
Estimular a doação de recipiente para a coleta seletiva
Organizar a coleta seletiva de lixo
Oferecer oficina de reciclagem do lixo eletrônico

Disciplinas e professores envolvidos:

Língua Portuguesa – prof. Carlene Nunes, Aricleide Tavares, Walquíria Carvalho e Ivan
Matemática – prof. Romildo Cunha
História – prof. Dineide Feio, Fátima Oliveira
Geografia – Déa Benather e Ailton
Filosofia – Edson
Biologia - Elizabeth
Inglês – Marleide e Marcio Borges

Cronograma

O projeto deverá acontecer durante os meses de abril, maio e junho.
Passeio Ecológico: 29/05/2012 (701/702m) – prof. Fátima e Elizabeth e 05/06/2012 (801/802t) – Prof. Aricleide e Elizabeth
DATAS: 30/05/2012 Passeio na comunidade – turma 801, 802, 301
Revitalização do muro: 01/06/2012
Produção de Horta com garrafa Pet: 05/06/2012


A Escola foi selecionada para apresentar suas atividades no dia 23 de setembro, no stand da Secretaria Estadual de Educação - Seduc (Belém - Pará).


domingo, 23 de setembro de 2012

Partidos divulgam nota em defesa do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva





O PT, PSB, PMDB, PCdoB, PDT e PRB, representados pelos seus presidentes nacionais, repudiam de forma veemente a ação de dirigentes do PSDB, DEM e PPS que, em nota, tentaram comprometer a honra e a dignidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Valendo-se de fantasiosa matéria veiculada pela Revista Veja, pretendem transformar em verdade o amontoado de invencionices colecionado a partir de fontes sem identificação.


As forças conservadoras revelam-se dispostas a qualquer aventura. Não hesitam em recorrer a práticas golpistas, à calúnia e à difamação, à denúncia sem prova.


O gesto é fruto do desespero diante das derrotas seguidamente infligidas a eles pelo eleitorado brasileiro. Impotentes, tentam fazer política à margem do processo eleitoral, base e fundamento da democracia representativa, que não hesitam em golpear sempre que seus interesses são contrariados.


Assim foi em 1954, quando inventaram um “mar de lama” para afastar Getúlio Vargas. Assim foi em 1964, quando derrubaram Jango para levar o País a 21 anos de ditadura. O que querem agora é barrar e reverter o processo de mudanças iniciado por Lula, que colocou o Brasil na rota do desenvolvimento com distribuição de renda, incorporando à cidadania milhões de brasileiros marginalizados, e buscou inserção soberana na cena global, após anos de submissão a interesses externos.


Os partidos da oposição tentam apenas confundir a opinião pública. Quando pressionam a mais alta Corte do País, o STF, estão preocupados em fazer da ação penal 470 um julgamento político, para golpear a democracia e reverter as conquistas que marcaram a gestão do presidente Lula .


A mesquinharia será, mais uma vez, rejeitada pelo povo. 


Rui Falcão, PT
Eduardo Campos, PSB
Valdir Raupp, PMDB
Renato Rabelo, PCdoB
Carlos Lupi, PDT
Marcos Pereira, PRB.


Brasília, 20 de setembro de 2012.



sábado, 22 de setembro de 2012

Tucanos desestruturam ensino no estado do Pará











Os alunos da Escola Estadual “Raimundo de Campos Lopes”, da Localidade de Ponta de Terra, no município de Bujaru, Pará, fizeram protesto para reivindicar a contratação de seus professores que estão trabalhando para o Estado, desde Março, sem contrato e sem salário. Nessa localidade, funcionava o Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME e nesse ano passou para a modalidade de ensino do regular, sem a mínima estrutura e organização. Vejam aí a situação em que se encontra o ensino, governado pelos tucanos(PSDB) no estado do Pará.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Escola e Cidadania







Fazer uma reflexão sobre o papel da escola em nossa sociedade requer um conhecimento amplo e experiências. Buscar a ideia de que a educação deve contribuir para a vida e que a esperança pode transformar socialmente, não deixa de ser um ato político. Neste contexto, a educação representa uma ferramenta onde é possível construirmos uma sociedade melhor.




Têm-se uma educação que almejamos, dentro dos padrões democráticos, teremos com certeza, uma educação solidaria e popular.



Não podemos deixar de levar em consideração as ideias do grande educador Paulo Freire, em que a ação pode ser libertadora, diante dos aspectos do direito e justiça. Isso é possível com a participação efetiva das lideranças, principalmente nas escolas públicas. Portanto, é necessário rever alguns conceitos, aqueles que são considerados tradicionais e mesmos os mais modernos. Dessa maneira é possível lançarmos novos valores, princípios, teorias e práticas.