Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Colonização das almas

A expansão portuguesa pelo mundo teve um instrumento poderoso para implantar os valores da metrópole, a igreja católica.

No Brasil, atuaram os padres Manoel da Nóbrega, José de Anchieta, Antônio Vieira e outros, a igreja acompanhou os colonizadores. Impôs - por vezes à força - sua doutrina, integrando as "almas pagãs" a civilização européia. No século XVIII o Marquês de Pombal mandou embora os jesuítas do Brasil.

A ação missionária da igreja no Brasil estava ligada à Contra-Reforma. Além da reação aos protestantes da reforma, havia ainda o espírito de "Cruzada" do fim da Idade Média. Quen eram os pagãos: Eram os muçulmanos infiéis, os africanos negros e os índios americanos. Ao escravizarem os índios americanos e os africanos os catequizadores introduziram-nos à "verdadeira fé", segundo achavam.

A colonização, o absolutismo, a religião católica e a política mercantilista que beneficiavam os comerciantes com os monopólios concedidos pela coroa constituíam o que se chama de "Antigo Sistema Colonial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário