Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Floresta Amazônica


Nossa região que é riquíssima e é o último celeiro do mundo em recursos minerais, vegetais e biológicos torna-se um lugar relevante para o mundo.

Sabemos que o rio Amazonas contribui decisivamente jogando 17 milhões de água doce para o mar. A Amazônia com sua floresta é fundamental para a humanidade e por isso diversas entidades estão em bloco lutando para que permaneça essa diversidade biológica.

Considerando que a floresta amazônica é vida, também, vários países se mobilizam preocupados sejam pelos interesses econômicos e políticos; seja com um olhar de sobrevivência. Diante de uma realidade de que  grandes países capitalistas que emitem toneladas de gases de efeito estufa, notamos algumas ONGs preocupadas com a nossa floresta como se fosse o "grande ar condicionado", voltada como salvadora do globo terrestre.

A partir da década de 60 do século passado, o Estado apoiou grandes investimentos na Amazônia, com o discurso de desenvolvimento capitalista na região. A população sem nunca ter sido consultada, fez parte deste cenário, através da imposição de latifúndios, principalmente para a pecuária,  a qual foi a mola propulsora da  destruição da Amazônia legal brasileira, totalizando cinco milhões de quilômetros quadrados. Segundo alguns dados pesquisados, aproximadamente 70% do que foi retirado de nossa floresta correspondem aos pastos de criação de gado.

Esses dados estatísticos demonstram que há outros interesses que levam em conta, como exemplo as hidrelétricas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário