Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Movimento estudantil em ação









Os estudantes das escolas públicas e universidades estão coesos quanto à situação do reajuste de passagem dos ônibus em Belém do Pará. A passagem era de R$ 2,00 e o Prefeito reajustou para R$ 2,20, ou seja, 10% a mais, o que reagiu a população belenense e principalmente, os estudantes que estão na luta através de suas entidades que buscam negociar com a prefeitura o retorno do preço anterior.



Na semana passada, a passeata das entidades envolvidas provocou conflito com a guarda municipal, que protege o prédio onde funciona a prefeitura. No confronto, onde faltou dialogo entre órgão o público e as entidades estudantis, várias pessoas saíram feridas, inclusive vários estudantes.



Nas sociedades democráticas, são comuns os movimentos populares e sociais lutarem por seus direitos e isto é que as entidades estudantis estão fazendo. Todos nós sabemos, que quando acontece o reajuste de preços das linhas de transportes públicos toda a população sofre consequências desse reajuste.



Imagine para os estudantes de escolas públicas que não tem poder aquisitivo, isso é muito.  O estudante estuda, ou trabalha. Infelizmente, a concepção dos que estão no poder, ainda não perceberam a importância da educação para qualquer país. Em vez de considerar a educação como prioridade, ou levar pelo viés pedagógico, infelizmente é levado pelo aspecto econômico.  Nesse caso a educação é vista simplesmente como gasto. Precisamos questionar esta estrutura de ensino que está aí, se não teremos números, dados como aqueles que saíram pelo MEC recentemente onde a educação de nosso estado é uma das piores do país. Triste realidade, para nós que trabalhamos 28 anos na educação pública no estado do Pará.



O movimento estudantil tem sua função na sociedade e, não é qualquer prefeito que vai impedir a mobilização e a articulações dos estudantes em prol de uma qualidade de vida digna e melhor. Apoiamos esse movimento que representa os interesses da população de Belém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário