Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de julho de 2014

O Legado político de Nelson Mandela







O  Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela que morreu em dezembro do ano passado, aos 95 anos, se vivo estivesse estaria completando 96 anos, na data de hoje.


 A Fundação Nelson Mandela declarou, em comunicado, que "nossa mensagem tem que ser essa: o Senhor Mandela se foi, mas seu legado continua vivo; Ele se foi, mas o trabalho que ele começou terá continuidade".


O grande guerreiro Nelson Rolihlahla Mandela, conhecido como Madiba, nasceu em 18 de julho de 1918, na cidade de Mvezo, na África do Sul.


Foi o líder da luta contra a segregação racial na África do Sul, ele passou 27 anos na cadeia, contraindo inclusive tuberculose, na prisão, em função do trabalho forçado na Ilha Robben. Ele foi solto somente em 11 de fevereiro de 1990, em razão da pressão dentro e fora do país.


Sua luta para derrubar o Apartheid, mandato racista e autoritário de uma minoria que funcionou ente 1948 e 1994, na África do Sul, fez com que construísse uma trajetória política que até hoje serve de exemplo para várias sociedades.


Foi eleito em 1994, sendo o primeiro presidente negro do país, cargo que ocupou até 1999, período durante o qual comandou a transição política do país.



Em 1962, quando foi julgado e condenado por incitar uma greve, diz: “A lei transformou em criminoso, não pelo fiz, mas pela causa que defendia”. Que sirva de exemplo para os seres humanos, para construção de uma sociedade socialista e democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário