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domingo, 1 de março de 2020

Educação no campo: Trilhando no ensino do Sistema Modular (XII)




Dando continuidade as produções relacionadas com o Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, temos uma dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Acadêmico em Educação – PPGED, da Universidade Federal do Pará, pela Professora Enely Tavares da Silva, em 2015, tendo como tema “O SOME na Comunidade de Tartarugueiro em Pontas de Pedras/PA: Ente o legal e o real observado”.



Na dissertação da Professora Enely Silva enfatiza na Introdução “A presente dissertação analisa processos atuais de implementação do ensino médio na comunidade Tartarugueiro, município de Ponta de Pedras, região do Marajó, estado do Pará, o qual vem sendo implementado pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC) por meio do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). Metodologicamente, o texto baseou-se em pesquisa de campo de natureza qualitativa e em levantamento bibliográfico e documental. Foram realizadas entrevistas abertas e semiestruturadas e observações in loco na própria comunidade, objeto da investigação. A conclusão geral alcançada foi a de, em que pese às dificuldades e problemas para a implementação da escolarização, o SOME é uma possibilidade de aumento de escolaridade com perspectivas de ingresso no mercado de trabalho e acesso para o Ensino Superior, principalmente por conta da cota de remanescentes de quilombolas para sujeitos da comunidade de Tartarugueiro em Ponta de Pedras, no Pará”.



Dissertação bem elaborada e com linguagem acadêmica apropriada, a autora trata alguns tópicos interessantes da educação brasileira, paraense, em especial Ponta de Pedras e do ensino médio, como:  ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO DO CAMPO E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO OFERECIDA PELO SOME, Educação como meio de reprodução social, O ensino no Brasil: cenários do ensino médio brasileiro, Marcos Históricos, Políticos e Legais do Ensino Médio no Brasil, Políticas públicas pós 1990 no Brasil, Programas implantados para o Ensino Médio, Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI),Desafios e perspectivas para o Ensino Médio, O Ensino Médio no Pará: O SOME, Educação rural versus educação do campo, Base legal para uma educação do campo, Legislação da educação do campo, O conceito de qualidade e qualidade da educação, A questão da qualidade educacional no contexto do Estado brasileiro, A qualidade da educação básica e os desafios na atualidade, Indicadores/parâmetros da qualidade na perspectiva do MEC, CARACTERIZAÇÕES ESPACIAIS E HISTÓRICAS DO LOCAL DE PESQUISA, Caracterização do município de Ponta de Pedras/PA, Caracterização da educação em ponta de pedras/PA, Base legal do SOME, Parceria entre município e estado para oferta do SOME, O funcionamento do SOME em Ponta de Pedras – Pará, Localização e historicidade da comunidade de Tartarugueiro, Espacialidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental isolada de Tartarugueiro, O PROCESSO EDUCATIVO DO SOME ENTRE O LEGAL E O REAL NA COMUNIDADE DE TARTARUGUEIRO EM PONTA DE PEDRAS-PA, A Legalidade dos objetivos educativos do SOME nos documentos oficiais, O SOME e os problemas no contexto do processo educativo: a realidade na comunidade de Tartarugueiro e Os desafios para o futuro no contexto educativo do SOME.



Com a releitura que é acessível, neste final de semana, adorei a abordagem enfatizada pela Professora Enely Silva, em sua dissertação e com certeza, aprendi muita mais sobre o SOME, tornando um lazer prazeroso.

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