Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Educação no Campo da Amazônia Paraense







Nota aos leitores


No dia 15 de abril, um dos maiores sistemas de ensino do Brasil completou 40 anos de existência, luta e construção educacional. Trata-se do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), uma política pública de inclusão educacional criada em 1980 no Pará e que serviu de bases para outros projetos ultrapassando a fronteira paraense. Nesse sistema é o professor, que em formato de rodízio, vai até onde aluno mora. Foi criado pra atender os estudantes do interior paraense que estavam excluídos da educação, por não ter escola no seu lugar de origem. O modular veio para atender os alunos do ensino médio e depois também o ensino fundamental, atendendo cerca de 30 mil alunos em mais de 90 municípios do interior do Pará.



É o tema do novo livro do escritor paraense e professor do SOME Arodinei Gaia a ser lançado nesse ano de 2020.



SOME: educação no campo da Amazônia Paraense, conta a trajetória histórica dessa importante política educacional paraense e as lutas pela sua defesa que culminou com a aprovação da Lei 7806/14.



As experiências vividas, as adversidades, as dificuldades, a viagem pelo "desconhecido" e o prazer de ser moduleiro são elementos que enriquecem a obra. A obra ainda faz um resgate histórico da implantação do Sistema Modular no município de Cametá, terra do autor.



O livro seria lançado em abril de 2020, mas por conta da pandemia foi adiado para outra data assim que a vida voltar ao normal.



A obra, em suas 208 páginas,  com rico acervo fotográfico e documental, é um importante elemento de pesquisa para os estudiosos da temática da educação capesina, mas com uma leitura saborosa para quem quer apenas conhecer o brioso interior paraense e a atividade pedagógica do docente moduleiro e a realidade do discente interiorano.

Um comentário:

  1. Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) a maior política pública educacional de inclusão da Amazônia legal. Parabéns e Vida longa ao SOME! ✊🏾💪🏾

    ResponderExcluir