Total de visualizações de página

domingo, 15 de maio de 2011

Relatos e Fatos de Bom Jesus do Tocantins


O projeto executado pela Professora Karla Pachiano, do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME denominado Relatos e Fatos de Bom Jesus do Tocantins, durante o período em que esteve em 2002, com alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio.



Na apresentação do projeto, a professora Karla enfatiza que tendo em vista a melhoria do ensino de História dentro do Sistema Modular e outras inúmeras questões que afligem a nós e aos nossos alunos, um grupo de professores elaborou uma proposta para trabalhar o conteúdo exaustivo, o que culminou com o projeto História, Oralidade e Memória:Retratos e Relatos da realidade local. Essa foi uma forma encontrada para aproximar o educando da sua realidade e fazê-lo ver que a História não é algo distante como se costuma pensar.



Como para nós é impossível resgatar algo do passado, o que tentamos fazer é ver o fato por outro olhar, que não seja o oficial, o dos heróis vencedores contidos nos livros didáticos.


Como sabemos que muito ainda há para ser feito para que o alunado pense a História como algo que faz parte dele, principalmente depois de anos de silêncio desses vencidos que para nós são os vencedores. Dessa forma inserimos o aluno no seu contexto, fazemos com que ele se aproxime da sua história, da sua cidade e possa, dessa forma, transformá-la e valorizá-la.



Conhecendo Bom Jesus do Tocantins: "Relatos e Fatos", foi efetivado no município de Bom Jesus do Tocantins, com uma população de 12 mil habitantes, localizado na BR 222, distante 550 Km da Capital do Estado do Pará e 66 Km de Marabá, daí algumas pessoas se referirem ao município como 66. Até 1988, era uma vila de São João do Araguaia e devido à distância sofreu o abandono por parte dos governantes daquele município, o que fez com que algumas pessoas se organizassem para obter a emancipação.



A vila surgiu a partir da abertura da estrada pela empresa Mendes Junior, e com isso vieram os roceiros e pequenos comerciantes que abasteciam as pessoas nos canteiros de obras, foram ficando e hoje Bom Jesus vive da agropecuária e em segundo lugar da extração de madeira, sua população é formada praticamente por pessoas que vieram de outras regiões, o que faz com que o município tenha uma diversidade cultural muito grande, porém pouco explorada. A Cavalgada é uma manifestação cultural que veio de Góias que está em seu quarto ano e faz muito sucesso entre a população.



Alguns depoimentos: " O que me fez vim para cá foi por causa do meu marido, porque ele só trabalhava na roça e a terra era muito boa para plantar (...)".

                                "Como somos goianos, trouxemos essa tradição(Cavalgada) para cá. O objetivo deste evento é a união de todos, sem nenhuma divisão social. Dela podem participar tanto homem como mulher, adultos e crianças".

Um comentário:


  1. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

    CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
    www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

    PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

    SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
    http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

    PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail: jbn@ufpa.br)

    CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
    http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

    ResponderExcluir