Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cametá: História e Memória



Estive na primeira quinzena do mês de Julho de 1999, no município de Cametá,  lecionando a disciplina História para o Curso de Habilitação de Professores à Nível de Ensino Médio pelo Centro de Treinamento e Recursos Humanos "Arthur Porto" da Secretaria Estadual de Educação.

Entre as diversas atividades pedagógicas produzidas pelos educandos Clotildes Mendonça, Claudionor Damasceno, Deuzarino Ribeiro, Emanoel Serrão, Francisco Rodrigues, Lineu Silva, Margarete Simões, Maria Celeste, Fátima Cardoso, Fátima Rodrigues, Lina Santos, Regina Alves, Manoel Furtado, Oleno Navegante, Olgarina Martins, Rosilda Silva, Raimunda Edila e Lucélia Ferreira, posso incluir a produção de vários textos com temas diferentes, que foram distribuídos para diversos grupos, sobre o município de Cametá, tratanto sobre sua História e sua Memória. Eis o sumo desta atividade.

Segundo pesquisa dos cursistas o município de Cametá, teve sua origem das tribos dos Camutás, que faziam parte da família dos tupinambás, primitivos habitantes da região. Para o historiador Jorge Hurley, os indígenas que os tupinambás denominavam de Camutás tiveram essa denominação por morarem em casas arbóreas, ou seja, construídas sobre as forquilhas dos troncos das árvores.

Camutás, palavra tupi, provem da junção dos vocábulos Caá e Mutá, Caá significa mato, floresta, bosque, erva. Mutá ou Mutã, degrau, armação construído no mato para a espera de caça.

Em 1617, Frei Cristovão de São José, Frei Cosme de São Damião e Frei Manoel da Piedade, desembarcaram numa faixa de terra à margem esquerda do rio Tocantins(Cametá-Tapera). Após três anos de catequese, a tribo Camutás transferiu-se para perto da ermida, iniciando a povoação dos Camutás e assentado os alicerces da futura Capitania de Feliciano Coelho de Carvalho, isto em 1620. Em 1633, é concedido a Feliciano a donataria de Cametá. A 24 de Dezembro de 1635, foi elevada a categoria de Vila, com o nome de Viçosa de Santa Cruz de Camutá. Elevada a categoria de cidade pela lei nº 145, de 24 de outubro de 1848, em 1999 a composição dos distritos eram de 08, que eram os seguintes: Cametá, Carapajó, Curuçambaba, Joana Coeli, Juaba, Moiraba, Vila do Carmo e Areião. Fazendo Limite ao Norte com Limoeiro de ajuru, a leste com Igarapé-Miri, ao sul com Mocajuba e a oeste com Oeiras do Pará.

Entre as atividades econômicas, a predominância é a cultura agrícola, a extração vegetal, comércio e a indústria.

No ano de 1999, a população era de 89,400 mil habitantes só na cidade.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário