Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Proclamação da República


Hoje, feriado nacional,  em uma data considerada importante para a História do maior país da América latina, que é o Brasil.

Comemoramos mais um aniversário da Proclamação da República, são 122 anos de construção. Com o advento da República, acontecimento que representou uma mudança radical, saindo dos laços das instituições tradicionais para o grupo de republicanos para busca do ideal.

Emília Viotti da Costa, considerada uma das maiores pensadoras do processo de Império para República, ressalta muito bem, que este período está relacionado às transformações econômico-sociais durante o século XIX.

Considerando que com esse processo, tinhamos as imposições da chegada do capitalismo industrial que provoca neste momento mudanças na economia mundial, onde a influência e participação do Brasil foi exigida através das exportações de bens primários, que foi fundamental neste contexto.

Sabemos também, deve-se ressaltar,  o agravamento dos problemas criados pelo processo da industrialização para os trabalhadores, pricipalmente europeus. Os principais países europeus mais organizados industrialmente, tinham formado uma massa de trabalhadores explorados e insatisfeitos.

No Brasil, a nossa sociedade, onde possuíamos, apenas pequenas manufaturas e poucas áreas de base artesanal. Sabemos que durante o Império, a base de nossa sociedade era a escravidão dos negros, sendo a economia voltada para o setor agrário e exportação de matérias-primas. 

O grupo de republicanos no Brasil , eram influenciados pelos ideais democráticos europeus. Neste momento, o movimento era considerado fraco e imagine pensar em República nestas instituições.

É importante lembrar, quando se trata da historiografia didática busca enfatizar sempre em "clima  de paz e harmonia nacional", não podemos ver, apenas através do viés dos vencedores, já que neste momento tínhamos várias possibilidades de Repúblicas, com os mesmos ideais, como a República Federalista.Mas, como idealista, a República está em construção, claro, para melhor, buscando sempre conceito ideal para a sociedade brasileira, principalmente para os trabalhadores.A   

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário