Total de visualizações de página

sábado, 24 de dezembro de 2011

Ornamentação da Pça de São Raimundo e o Evento de Natal



Criatividade dos alunos


Na localidade de São Raimundo, no municpio de Bujaru, no dia 20 do corrente,  foi realizado um grande evento, com aproximadamente 1500 pessoas envolvendo comunidade escolar e comunidade em geral.


Presépio feito pelos alunos


Na apresentação do projeto a escola como uma instituição que tem a função social de integrar o individuo em sociedade, incentivar o relacionamento entre escola e comunidade e desenvolver no aluno um espírito de liberdade, solidariedade e compromisso social, é um instrumento fundamental para fomentar esses princípios, utilizando momentos grandiosos como este.



Tendo como filosofia a Paz com a Comunidade e com a Natureza. O presente projeto foi idealizado pelos professores do Sistema Modular, tratando-se de um complexo de atividades que resultaram no evento que congregou ornamentação e apresentação dos alunos.


Participaram professores do Ensino Regular da rede municipal e do Ensino Modular da rede estadual que atuam na E.E.F.I. "São Raimundo", envolvendo desde a Pré-Escola até a 3a. série do ensino médio.A iniciativa teve como princípios a revitalização do espírito natalino na comunidade, a expressão de´pensamento, da estética, da arte contida nos alunos, assim como, a socialização, visto que, trata-se de executores, os quais, trabalhando em conjunto puderam refletir sobre a importância de cada um para a realização do todo. O trabalho teve como base o uso de material reciclável, proposto como uma reflexão sobre a preservação, respeito, reciclagem e paz com a natureza.


Apresentação dos Alunos



Tecendo conhecimentos

Troca de experiências

O Blogueiro sendo Papai Noel


Na justificativa, a medida que, tratava-se de uma comunidade que tem força expressiva e potencial para a manifestação de sua arte, expressão do seu conhecimento, porém sem incentivos. A escola passou a ser o instrumento que pode viabilizar o evento e  fez com que toda comunidade se encontrasse em prol do fato proposto.



Os alunos comemorando o sucesso do evento


Entre os objetivos, estão: a revitalização do espírito natalino na comunidade, incentivar os alunos à produção de atividades que reflitam sobre sua importância como ser em sua comunidade, fomentar a socialização entre os alunos, refletir sobre a preservação do meio ambiente, incentivar a criatividade, com um olhar para a natureza e confraternização da comunidade escolar.



O projeto foi realizado durante 45 dias, tendo duas fases: a primeira da montagem da ornamentação e a segunda o evento de comemoração.

As tarefas foram divididas entre os alunos por série.





* Estive também, no dia 22 deste mês,  participando da confraternização dos funcionários da Escola Municipal "Lásaro Conceição", na localidade de Traquateua, em Bujaru. O evento, foi um sucesso pela organização dos trabalhadores. Fui muito bem recebido, inclusive, recebendo presente, juntamentre com o Professor de Sociologia Valdivino Cunha. Parabéns colegas pela festa e um forte abraço para todos.

Produção coletiva


2 comentários:

  1. Parabéns, Professor Ribamar, seu legado vai ficar vivo na história do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME).

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, professor pela bela iniciativa. Ações como essa, fazem toda diferença! Feliz Natal!

    ResponderExcluir