Total de visualizações de página

domingo, 8 de abril de 2012

Saúde de Cuba exemplo para o mundo



Com o final da guerra ideológica entre capitalistas e comunistas, um dos países que ganhou destaque no mundo foi Cuba, tornando-se um exemplo.

Entre os aspectos que podemos ressaltar neste país socialista, é a saúde pública. Para inicio de conversa, gostaria de dizer, que em Cuba não existe saúde privada, como acontece no Brasil que tem planos de saúde, que são verdadeiros comércios em que muitos não estão preocupados com a qualidade de atendimento de quem paga, mas sim com o retorno de seus lucros.

Sabemos que a saúde é um direito da população, ficando a responsabilidade para o estado e município; porém uma triste realidade é quando visito um hospital público, sem falar no Pronto Socorro.

Na terra do comandante de Fidel Castro o sistema de saúde é único, inclusive com a participação ativa da comunidade organizada, igualzinho no nosso país! Quem dera.

Interessante que qualquer profissional da saúde, principalmente os médicos, tem que ter disposição para trabalhar em qualquer parte do mundo. Alguns dados recentes informam que médicos de Cuba atuam em 133 países, pois são referências na área.

O sistema de Saúde Cubana à nível nacional oferece a prestação de serviços ambulatoriais, médicos e odontológicos, atenção médica e hospitalar, atenção médica e odontológica de urgência, atenção médica domiciliar, controle epidemiológico de doenças transmissíveis, controle higiênico do ambiente, assistência social a idosos e deficientes, educação sanitária da população, desenvolvimento de investigações da saúde e formação e especialização de recursos humanos, produção, importação e distribuição de medicamentos e equipamento médico, coleta, análise e apresentação de informação estatística da saúde, planejamento de desenvolvimento da saúde pública, informações relacionadas com as ciências médicas e atividades científicas.

Deduz-se que esse exemplo deve servir como referência para qualquer país que deseja uma saúde pública de qualidade, falta só planejamento dos comandantes da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário