Total de visualizações de página

sábado, 21 de abril de 2012

Visita Pedagógica ao Laboratório de Informática da escola-Sede "D.Mário Vilas Boas"


Dando prosseguimento ao Projeto:  Visita Pedagógica ao Laboratório de Informática da Escola-Sede “D. Mário Vilas Boas”, o Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME e Prefeitura Municipal de Bujaru,  com alunos da Escola Pólo "São Benedito", da localidade de São Lopes, foi realizada nesta sexta-feira - 20 de abril  - a oficina de informática pela parte da manhã  com as turmas de 8ª série e 1ª série do ensino médio.

 Sabemos que em nenhuma outra época da humanidade,  nossos alunos tiveram acesso tão fácil a tantas informações como atualmente, tudo isto porque fazemos parte de uma revolução que tem tudo a ver com o dia a dia da escola e pode ser resumido em duas palavras: informação tecnológica e dessa forma nós, enquanto educadores  temos que lutar para que o nosso alunado, notadamente da zona rural como é o caso do alunos atendidos pelo SOME tenha acesso ao esse mundo tecnológico. O  fato deles residirem e estudarem na zona rural , não quer dizer que eles estejam fadados a ficarem fora do mundo tecnológico.

E com a chegada do computador em nossa sociedade, o mundo do trabalho se transforma e, dessa forma, indiscutivelmente os educadores compromissados com a educação e que tem responsabilidades em contribuir com o desenvolvimento crítico e mostrar o mundo atual aos alunos tem que estar conectado com as mídias educativas. E essas mídias educativas que é uma realidade tornando-se estratégias criativas e inovadoras que tenha como eixo central uma aprendizagem significativa e produtiva.

No entanto para dar conta dessa realidade que elaboramos e executamos esta metodologia onde  pensamos na perspectiva de um projeto pedagógico voltado para a formação de competências e habilidades em especial, em uma organização curricular que oriente suas aplicações e com que faça que nossos alunos do SOME, que é uma modalidade diferenciada das outras de ensino do estado, entendam e comecem a ter contato com essa ferramenta importante para a educação.


Tendo como objetivos do projeto:  Levar os alunos terem contato direto com o computador com iniciação ao mundo da informática e da tecnologia e visitar e conhecer as instalações do Laboratório de Informática da escola sede D. Mário de Miranda Villas Boas. 

A metodologia utilizada do projeto que foi executada em forma de visita que ocorreu, ontem,  iniciando com a saída do ônibus-escolar  da escola-pólo "São Benedito" de São Lopes conforme previsto para 07h30min com destino  à sede do município de Bujaru,  Escola-Sede. O alunos foram conduzidos ao laboratório de informática. As orientações foram feitas por um técnico em informática que passaram informações preliminares sobre o uso de um computador e acesso a rede mundial de computadores.

Na visita houve o aproveitamento para conhecer a escola-sede; assim como a Biblioteca. No final da oficina  foi solicitado para os alunos elaborar um relatório sobre a visita, onde as turmas envolvidas foram as  8ª Série (Tarde) e 1ª Série (Noite).

A equipe de educadores responsáveis pelo projeto foram os professores  Adriana Silva e Silva, Raimundo Lázaro, Beatriz Ribeiro, Valdecir Alves, Rosemary Pombo, Valdivino Cunha e Ribamar de Oliveira; envolvendo as seguintes disciplinas:  História/Estudos Amazônicos/Sociologia/Filosofia/Religião.



Alunos chegando na escola

Um comentário:

  1. Essas visitas pedagógicas tem um grande significado para esse alunos, algumas delas enumeraremos abaixo:
    1- Elas fogem da rotina escola de todo dia do alunado, é novidade e novidade é um elemento motivador no processo da aprendizagem;
    2- O aprender não deve se limitar a sala de aula
    3- Para muitosdesse nosso alunos, é a primeira vez que ele se deparam frente a frente com um computador, indispensável no seu processo de aprendizagem
    4- Essas visitas já geram como fruto, o compromisso do Prefeito de Bujaru, Lucio Bessa, de disponibilizar trasnporte escolar as sábados para que os alunos façam cursos básicos no laboratório de informática da escola D. Mário de Miranda Vilas Boas Os alunos estão empolgado com essa pespectiva.
    Acho que estamos no caminho certos

    Professor Valdivino Cunha
    integrante da equipe docente

    ResponderExcluir