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segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME









Hoje, pela parte da tarde,  no Centro Arquitetônico de Nazaré - CAN. os educadores que atuam no Sistema de Organização Modular de Ensino -SOME, estiveram reunidos discutindo a proposta do governo tucano sobre o Projeto de Lei que dispõe sobre a Regulamentação e o Funcionamento do Projeto da Secretaria Esdual de Educação.  






Com mais de cem educadores, os debates aconteceram com momentos polêmicos quando  se tratava da gratificação, convênio e estrutura do SOME na zona rural do estado do Pará. Para os professores presentes, o histórico do projeto são dois: Antes e depois de 2003, quando o primeiro governo de Ja Teve desestruturou o sistema modular. Os professores estão alertas para que possa vir. No final da reunião, foi composta uma comissão que ficará responsável de sistematizar a discussão de hoje, juntamente com o Sintepp para negociar com o governo atual.






   

3 comentários:

  1. gilberto garcia ribeiroterça-feira, junho 12, 2012

    caro amigos leitotres do blogueiro riba ,educador serio,com um hitórico de lutas, no maior projeto de educação da america latina,que includive ja serviu de modelo para outras federaçoes do brasil,como é o caso do amapa,entre outros.neste primeiro momento quero lhe relatar sobre os avanços da educação em nosso estado,quando do momento da criação desse grandioso e bem suced'ido projeto onde segundo os beleitins informativos do ano de 1992 constam em seu indice: apresentação;
    visão geral do some;
    calendario unico letivo;
    quadro demostrativo das assessorias em 1992;
    importancia das assessorias;
    capacitaçoes;
    atribuiçoes inerentes a coordenação de programas especiais-some;
    informações sobre preenchimento do historico escolar,ficha individual e diploma;
    voce sabiA;
    texto,
    meus amigos, falar sobre o some ´parece ser facil,mais compreendelo como modelo de programa educacional,é outros quinhentos,
    vejamos dentro do primeiro beleitim do some encontramos alguns pontos do indice que na atual conjuntura merecem muita atenção pois e neles que encontramos todas as dificuldades do governo tucano paraense,principalmente no item remuneração dos profissionais que atuam no projeto algo que parece ser facil de entender mais na atual conjuntura nada mais é que diminuição dos salarios dos professores,vistonque oque importa não é o investimento e sim comtabilização de gastos,então como compreender o projeto,como tomar decisões sem usurpar direitos conquistados historicamente atraves de lutas e conquistas salariais é como se eles não decem importancia a construção da educação no estado principalmente nas regioes de fronteiras onde encontramos a miseria,o descaso,a violencia no campo,a falta de politicas publicas de educação e lazer.na visão geral do some aque vamos disertar agora pedimos para vc leitor ficar bastante atento as intençoes do projeto criado para resolver o pRobLema do desemvolvimento como todo em nosso estado.
    apresentação do some:
    o some,(sistema de organização modular de ensino) tem como objetivo democratizar as opurtunidades de ensino é uma experiencia inovadora a nivel de brasil,muito embora funcione no estado do para desde 1980,atraves da resolução 161-82 e a partir de 91 a resolução 135-91.
    oferece a alguns municipios e distritos o ensino de 2 grau,atendendo a clientela oriunda de 1 grau com os cursos de magistério,contabilidade e outros.
    abrangendo atualmente 24 circuitos,constituidos de 59 municipios e 33 distritos no total de 98 escolas e 265 professores.
    vale resoltar que a experiencia tem sido motivo de visitas de varios estados atraves de suas secretárias de educação com problemas semelhantes"recursos humanos habilitados",com a finalidade de conhecer o projeto,com vista a implantação como ocorreu com o estado de tocantins,que inicia em 1993 o ensinode 2 grau modular baseado na experiencia desemvolvida em nosso estado.
    no item 3,conpetencia dos professores;
    a)elaborar plano de curso de sua disciplina e apresenta-ló á coordenaação do some e a direção da escola onde estiver atuando ( 4 municipiuos 0
    e)cumprir o calendario.
    f)PROMOVER CURSOS DE CAPACITAÇÃO DENTRO DE SUA AREA PARA OS PROFESSORES DO MUNICIPIO ONDE ESTIVER ATUANDO.
    caro amigo leitor que é apaixona do pelo projeto.que é professordesses tempos e que se indigna coma atual situação de abandono que se encontra o projeto,aonde a gerencia só se preocupa com gastos,vc deve ficar pensando porque acabaram com um projeto como esse onde de todas as maneiras podia-se controlar todas as açoes,dificil de responder né,mas é com muita responsabilidade que eu professor de educação fisica mostro a voces o quanto importante ainda é esse projeto para as comunidades que integram o nosso PARA.
    esse só foi o primeiro boleitim,se caso vc se interrese por mais leituras sibre o some,basta fazer contato comigo ou procurar esse material na UEPA-NUCLEO DE EDUCAÇÃO FISICA .

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  2. Quero cópia desse Projeto-de-Lei do Jatene/Nilson Pinto, por e-mail (fonsecaraujo@bol.com.br), sobre o SOME. P. favor, me repassem.

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  3. Preciso desse Projeto de Lei, sobre o Some, da Seduc. Me repassem, p. favor, p/ (fonsecaraujo@bol.com.br). Ag. respostas; prof. Israel (Ig.-Miri).

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