Total de visualizações de página

domingo, 17 de junho de 2012

Pra não dizer que não falei do SOME: Mês das férias, mês do agouro.







Atenção professores do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, temos que ficar alertas para o mês de julho, mês das férias e nem ficar dormindo durante este período ou ficar fingindo estar morto. Se buscarmos um pouco do processo histórico do projeto, este mês tem sido de perdas para nós, então vejamos: A desestruturação do SOME em 2003, começou durante este período, pois quando voltamos das férias, a estrutura era outra, estando no governo o atual governador Simão Já Teve e sua Secretaria de Educação  e sua cunhada Rosa Cunha. O SOME foi descentralizado, fazendo com que ficasse solto nas mãos das oligarquias municipais.


Sabemos que o governo atual não tem a mínima preocupação com a questão pedagógica, mas sim com a situação econômica. Logo se deduz que o SOME é uma preocupação para os detentores do poder político no estado do Pará. Outra questão é que, infelizmente quem vota neles são os eleitores da zona rural e dessa forma conseguem chegar ao governo.


Outro aspecto, que gostaria de frisar  é  a omissão do sindicato dos trabalhadores públicos do estado do Pará - Sintepp, quando faz de conta que defende a categoria, pois, fica apático diante da atual conjuntura, sem fazer nada o que não é novidade para a História. Durante o Governo democrático e popular de Ana Júlia, nós tínhamos um GT onde os trabalhadores da educação poderiam ter tido muito mais conquistas; e o Sintepp saiu da mesa das negociações, puxando a greve para a categoria, onde beneficiou politicamente os candidatos da Ação Popular Socialista – APS, que é o grupo que detém 70% do controle da diretoria do referido sindicato. Mais uma vez a categoria da educação perde de fato com esse imbróglio  político, principalmente nós do SOME que ao  nos deslocarmos para outros municípios  deixamos pai, amigos, mãe, mulher  e filhos e não  temos recompensa financeira, acadêmica mas, priorizamos a melhoria da educação no nosso estado.


Portanto, professores  do Some precisamos ficar alertas para que não seja  votado na calada da noite , por exemplo, a gratificação conforme a distância – A,B e C, onde teríamos prejuízos financeiros enormes, sem falar nas despesas que já temos com o transporte e alimentação e em algumas localidade, até professores pagando casas.


Triste situação é o nosso quadro profissional e não se finja de morto no mês de julho, mês de agouro para o SOME. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário