Alguns dados apontados pelo Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Agrário –MDA, indicam que a população rural brasileira seria em torno de 36%, em vez de 16% calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A pesquisa foi apresentada, ontem, em debate, denominado de Diálogos sobre o Brasil Rural.
Esse levantamento merece alguns questionamentos, como: que tipos de políticas públicas estão sendo levadas e adequadas ao meio rural, conforme sua realidade? Têm sido oferecidos suportes suficientes para essas políticas públicas?
Em relação à educação, no Estado
do Pará, temos como exemplo o Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME
que é uma modalidade de ensino, oferecida pela Secretaria Estadual de Educação -
SEDUC, onde o ensino médio é oferecido às famílias rurais. Muitos são
agricultores, caçadores e pescadores com atividades econômicas tradicionais,
talvez seja a única oportunidade de acesso ao curso superior.
Portanto, temos que ressaltar que
condições de trabalho são oferecidas aos educadores que se deslocam para trocar
experiências com essas famílias rurais? Mesmo com esse conceito novo de rural, no caso
do SOME, 90% da vida do educador é dedicada e compromissada com atividades
pedagógicas, onde fica o papel do Estado? Com a dimensão territorial do Estado,
como fica esse apoio logístico? Temos que repensar essas situações.
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