Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de março de 2015

O SOME E O NOVO CONCEITO DE RURAL








Alguns dados apontados pelo Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Agrário –MDA, indicam que a população rural brasileira seria em torno de 36%, em vez de 16% calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A pesquisa foi apresentada, ontem, em debate, denominado de Diálogos sobre o Brasil Rural.







Esse levantamento merece alguns questionamentos, como: que tipos de políticas públicas estão sendo levadas e adequadas ao meio rural, conforme sua realidade? Têm sido oferecidos suportes suficientes para essas políticas públicas?







Em relação à educação, no Estado do Pará, temos como exemplo o Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME que é uma modalidade de ensino, oferecida pela Secretaria Estadual de Educação - SEDUC, onde o ensino médio é oferecido às famílias rurais. Muitos são agricultores, caçadores e pescadores com atividades econômicas tradicionais, talvez seja a única oportunidade de acesso ao curso superior.






Portanto, temos que ressaltar que condições de trabalho são oferecidas aos educadores que se deslocam para trocar experiências com essas famílias rurais?  Mesmo com esse conceito novo de rural, no caso do SOME, 90% da vida do educador é dedicada e compromissada com atividades pedagógicas, onde fica o papel do Estado? Com a dimensão territorial do Estado, como fica esse apoio logístico? Temos que repensar essas situações.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário