Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de março de 2015

Trabalhadores em educação do estado vão à luta




Os trabalhadores em educação do Estado do Pará estarão promovendo, amanhã, Paralisação Estadual de Educação, com uma grande caminhada pelas ruas de Belém.



Em alguns Estados, como no Paraná, estão tentando reduzir os direitos e conquistas dos trabalhadores, assim como tem acontecido em vários municípios. Dessa forma, a categoria em Assembleia decidiu pela Caminhada, amanhã e Assembleia Geral, na Sexta-feira. 



Na segunda-feira, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Pará – Sintepp foi recebido pelo Governo do Estado, sendo representado pelo Secretario Estadual de Educação e pela Secretaria Estadual de Administração.



Formada a mesa de negociação, foram abordados vários temas relacionados à educação do Estado, como Eleição para direção de Escola, segundo a lei vigente; a situação séria dos espaços físicos e tão esperadas reformas das Escolas; o atraso da merenda escolar, que faz com nossos alunos fiquem com fome durante as aulas; o pagamento do piso salarial nacional que até o momento o governo tucano não começou a pagar, fazendo com que os trabalhadores fiquem nas expectativas; a jornada e lotação, também foram tratadas pelos dirigentes do maior sindicato que o Estado possui, com mais de vinte e sete mil filiados e o Projeto Mundiar, que a categoria dos trabalhadores não acorda com o governo.



Quanto ao piso salarial, o governo tucano alegou dificuldades financeiras para pagamento, porém apresentou proposta para abril, não justificando como iria pagar o retroativo. O que deve ser ponto de pauta para próxima reunião.



Outro ponto abordado na mesa de negociação foi quanto lotação dos educadores, que ficariam com 150 horas em regência de classe. Isso faz com que os educadores reduzem seu salário e várias turmas ficariam sem professores, provocando um caos na educação do Estado. Se no momento temos falta de mão de obra para suprir as necessidades, imaginem com essa medida.




Portanto, o Sintepp conclama os trabalhadores em educação do Estado a participarem na Quinta- feira, amanhã, portanto, Ato público as 09 h, em São Braz e na Sexta-Feira (20/03), Assembleia Geral na Escola Estadual “Cordeiro de Farias”, no Almirante Barroso, a partir das 09 h. 


Fonte: Sintepp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário