Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

O Cordel em defesa da Amazônia


                              AroDinei Gaia






Cordelistas do país se unem em um projeto memorável. Trata-se do lançamento no mês de agosto de 2019 da obra: "Cordelistas Brasileiros em defesa da Amazônia", um livro de cordel que tem como missão a defesa da região Amazônica, considerada o pulmão do mundo.




                                                             




As estrofes visam denunciar a depredação e destruição que a região vem sofrendo ano a ano, o que se agrava ainda mais, com a pretensa política ambiental do programa de governo do presidente Bolsonaro que afrouxa as regras e leis de preservação da floresta por conta do avanço do agronegócio.



O trabalho conta com poetas de 12 Estados brasileiros de todas as regiões do país. Da região norte estão participando cinco poetas paraenses e quatro amazonenses que se somam a poetas da Bahia, São Paulo, Paraíba, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.



Os autores tem como objetivo principal que a obra chegue até o ministério do meio ambiente e nas mãos do presidente da república, como um meio de alerta-lo para a iminente tragédia que ameaça o país caso não seja tomada alguma providência de defesa dos recursos naturais da Amazônia. O Cordel enfatiza a importância de nossa biodiversidade para o país, bem como para o mundo, defendendo a tese de que o progresso pode ocorrer sem o sacrifício dos recursos naturais. É a arte literária que através das palavras grita numa só voz poética, por meio de rimas e estrofes por um pedido urgente de socorro.



A obra será publicada pela editora Nordestina, com capa de Cayman Moreira, editado por Zeca Pereira e terá vendagem em todo o Brasil.




Participação dos poetas paraenses: AroDinei Gaia, Francisco Mendes, Edna Corrêa, Niro Carper e Socorro Rebouças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário