Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Educação no Campo: Trilhando o ensino do Sistema Modular (IX)





A Política de Expansão do Ensino Médio no Estado do Pará: O Caso do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME foi à monografia de Conclusão do Curso de Especialização em Políticas de Gestão e Financiamento da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciência da Educação da Universidade Federal do Pará, da especialista em educação Luana Cristina dos Passos Alves, de 2010, tendo como orientadora a Mestra Dalva Valente Guimarães Gutierres, sendo a banca formada pelos professores: Ms. Dalva Valente Guimarães Gutierres, pelo Dr. Ronaldo Marcos Lima Araújo e Dra. Terezinha Fátima Monteiro dos Santos.




Segundo a pesquisadora Luana Alves, no Resumo do trabalho escreve o seguinte: - Este artigo pretende contribuir com a literatura já existente a respeito do SOME (Sistema Modular de Ensino) enquanto política de expansão do ensino médio no Estado do Pará em aspectos de gestão e financiamento que ajudam a compreender o alcance do ensino médio para todos os 144 municípios. Para isso utilizou-se da pesquisa documental para análise de dados quanto à gestão e financiamento do ensino médio via SOME no Pará. Concluiu-se que o custo do ensino médio no estado Pará por meio do SOME vem viabilizando por meio de parceria com os municípios e comunidades locais envolvidas, negando o argumento utilizado como suporte da política de expansão de municipalização do ensino fundamental que previa a máxima responsabilização da rede estadual pela expansão, manutenção e desenvolvimento do Ensino Médio.



A monografia até então uma das primeiras e principais que trata sobre o assunto, faz a Introdução, Ensino Médio no Brasil: Breve Histórico, O Ensino Médio no Contexto das Políticas de Gestão e Financiamento da Educação, O Acesso ao Ensino Médio no Brasil e no Pará, O Sistema de Organização Modular de Ensino como estratégia de Expansão do Ensino Médio no Estado do Pará, Ensino Médio e SOME no Pará: Quanto Custa? E faz as considerações finais; além das Referências e Anexos. Muitas informações novas e dados interessantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário