Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Amazônia em foco: SOME em Bujaru






Nos 40 anos do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME,  completado no dia 15 de abril, foi lançada a obra Amazônia em foco: SOME em Bujaru, organizada pelos professores Ribamar Oliveira e Valdivino Cunha.



A obra teve, como ponto de partida, as experiências e reflexões durante o período de trabalho na política pública da Secretaria Estadual de Educação enquanto docentes do SOME. Configura enquanto produção do conhecimento na educação básica, no ensino médio, nos interiores do Estado, neste caso, no município de Bujaru, juntamente com alunos orientados sob suas responsabilidades, tendo como recurso metodológico a História Oral.



Os principais temas abordados na obra dizem respeito ao dia-a-dia daquelas comunidades que procuraram mesclar o conhecimento teórico ministrados aos alunos com o conhecimento empírico que eles trazem dos seus antepassados. A obra possui vários temas sobre os projetos de intervenções desenvolvidos durante suas estadas nas localidades, no cumprimento do calendário escolar, correspondendo a cinquenta dias letivos. Os textos da obra retratam algumas das produções sobre os temas pesquisados nas localidades onde funciona o SOME com intuito e objetivo de resgatar a história e a memória daquelas localidades.




A proposta da obra foi que ela venha a ser uma referência para pesquisas e estudos sobre educação do campo, tendo como objeto o Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, enquanto política pública para os filhos dos trabalhadores ribeirinhos, quilombolas, indígenas e dos campos. Suas expectativas é que numa linguagem simples e didática, o dialogo com o leitor possa contribuir em seus conhecimentos, reflexões e as diversas experiências sirvam como exemplos para serem adequadas e aplicadas na prática educativa e no resgate de suas histórias.



Pessoas que desejam o PDF da obra, sem gastos, entre em contato com organizadores:


Ribamar Oliveira: 91984996619  (WhatsApp)

Valdivino Cunha: 91982831591 (WhatsApp)


Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário