Secretaria Estadual de Educação
Secretaria Adjunta de Ensino
Educadores: Ribamar e Fátima Oliveira
Tema: A divisão do Pará em questão
I – JUSTIFICATIVA
Considerando que a separação do Estado do Pará é um assunto atual e complexo se faz necessária ampla discussão no espaço escolar, para que os educadores tomem consciência de que enquanto sujeitos da historia não podem ausentar-se desse momento histórico, pois trata se do destino de todos nós, paraenses.
II- OBJETIVOS
a) Sensibilizar a comunidade em geral sobre a divisão territorial do Estado do Pará;
b) Refletir sobre as perdas e/ou benefícios caso aconteça à criação dos Estados de Carajás e Tapajós;
c) Conhecer as regras da legislação eleitoral;
d) Identificar os músicos regionais e seus posicionamentos em relação ao tema;
e) Identificar os políticos de diversos partidos e seus posicionamentos.
III – METODOLOGIA
O trabalho será desenvolvido em duas partes. A I parte terá como suporte didático textos jornalísticos de “O Liberal”. São argumentos de diversos cantores paraenses que fazem adesão à união do Estado do Pará.
Na II parte, além do jornal “O liberal”, “O Diário do Pará”, também será utilizado como fonte de pesquisa, os quais darão condições aos educandos de:
*Traçar o perfil de músicos e políticos que fazem ou não fazem adesão à união do Estado.
* Confeccionar paródias utilizando músicas regionais.
* Organizar eleitores e simular o plebiscito no espaço escolar.
• Textos da I Parte.
1 – De um país que se chama Pará (Entrevistas);
2 – Como ficará o Pará dividido ( Gráfico);
3 – O caminho aberto para as urnas;
4 – Hino do Estado do Pará;
5- Música: Belém-Pará-Brasil
IV – CRONOGRAMA: Agosto e Setembro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário