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sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Professores da rede estadual de ensino do Espírito Santo repudiam bônus desempenho em assembleia


Os professores da rede estadual realizaram uma assembleia nessa quarta-feira (27) em que discutiram a insatisfação com a política educacional do Estado, principalmente no que concerne ao bônus desempenho e à jornada ampliada nas escolas. O bônus é repudiado pelos professores, já que confere compensação financeira com base na presença do professor em sala de aula, descontando, inclusive, faltas previstas na Constituição Federal, como a licença-maternidade e afastamento para tratamento médico.



De acordo com o diretor de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes), Swami Cordeiro Bérgamo, nos termos atuais do bônus desempenho a professora é punida por utilizar um direito a ela garantido, que é a licença-maternidade. "Para o ex-governador Paulo Hartung, que foi quem implantou o bônus, e para o atual, Renato Casagrande, que deu continuidade à medida, além dos deputados estaduais que aprovaram a lei, é irrelevante a necessidade de um educador de se afastar, por licença maternidade ou para tratar de problemas de saúde", diz Swami.



Além disso, o bônus associa o valor a ser pago com a avaliação do aluno. No entanto, a nota do aluno obtida em avaliação também está relacionada ao histórico familiar, ao meio social em que vive, e não somente no que é dado em sala de aula.



A jornada ampliada também é fator de discordância dos professores com a política educacional do governo e foi discutida em assembleia. Para o Sindiupes, a jornada ampliada não resulta em qualidade de ensino. Com a redução das aulas para 55 minutos, o deslocamento dos professores entre escolas melhorou, mas a carga de mil horas/aula anuais faz os alunos e professores perderem tempo de intervalo e também obriga a realização de atividades nos fins de semana.



Para os professores, a complementação das horas não deveria ser feita no improviso, de forma descompromissada, e sim ser feita acompanhada de estrutura física e nutricional, além de transporte escolar adequado no turno e contra-turno de aulas.


Fonte: CNTE.org.br

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