Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MASSACRE AOS INDÍGENAS

Amanhã, é uma data memorável se levada em consideração que no dia quatro de agosto de 1699, teve na história colonial brasileira um acontecimento que é denominado de Guerra dos Bárbaros, guerra ocorrida no período entre 1650 e 1720.



Neste dia, o comandante da companhia militar criada para combater os indígenas Manuel de Moraes Navarro sob o comando de uma tropa de 130 homens e 200 nativos da companhia assassinou 400 índios Paiacu e prendeu 250 que eram habitantes da ribeira do Jaguaribe, região que fica nos sertões nordestinos, desde a Bahia até o Maranhão. Segundo justificativa do comandante, tendo como pretexto para combater os inimigos dos colonizadores.



Interessante, que dentro deste cenário, foi possível consolidar a famosa “guerra justa” em que os europeus utilizavam para criar conflitos entre os diversos grupos nativos, provocando a guerra e depois se apoderariam dos bens e homens para trabalhar para eles. Até hoje, essa imagem reforça o poder militar e econômico, que vem forte e destruindo a cultura local, sobrepondo o que os nativos possuíam. E assim vai...


Nenhum comentário:

Postar um comentário