Total de visualizações de página

domingo, 7 de agosto de 2011

Estudantes em movimento



A semana que passou, mas uma vez o movimento estudantil sofre pressão de forças contrárias a liberdade e a educação digna e de qualidade. Neste momento, onde forças conservadoras estão no poder, há um descontentamento geral no Chile com a imposição do modelo neoliberal, trazendo conseqüências sérias para aqueles que não fazem parte da elite econômica.



Neste cenário, os estudantes secundaristas e universitários do Chile, juntamente com os pais e professores, estiveram na quinta-feira que passou fazendo protesto, onde o principal objetivo era obter apoio da sociedade e pressionar o governo a reformar o sistema educacional do país.



Nas manifestações estudantis do dia 04 de agosto, mais de 800 estudantes foram detidos e 100 policiais feridos. Durante as manifestações, que aconteceram em todo o país, os estudantes foram reprimidos por forças leais ao governo, utilizando, inclusive, de bombas de gás lacrimogêneo e canhões de água. E o, mas, interessante, é que o governo anunciou a proibição do movimento. Sem dúvidas, ações como essas, típicas do período que faz lembrar a Ditadura Militar nos anos 60, 70 e 80 na América Latina.



Essa repressão representa que o governo de tendência neoliberal, não quer diálogo e nem o fortalecimento da escola pública no país. Precisamos alertar a sociedade, para que não aconteçam, em pleno século XXI, atitudes dessa natureza e colocar grupos ou pessoas que defendam interesses dos neoliberais. Muito cuidado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário