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domingo, 6 de maio de 2012

Maior projeto de inclusão social da Amazônia fez aniversário


O maior projeto de destaque de inclusão social do Amazônia Sistema de Organização Modular de Ensino-SOME projeto da Secretaria Estadual do estado do Pará, completou no dia 15 de abril, 32 anos de existência.
Com o SOME que atua no ensino básico da zona rural do estado, na maioria das vezes, é a única oportunidade em que um segmento da sociedade pode, realmente, estudar e que considero mais excluídos da sociedade, que são os moradores das comunidades rurais.  

Para o professor doutorando João Gomes Tavares Neto, em sua dissertação O Lado Instituite das Políticas Públicas de Educação no Estado do Pará e o Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, enfatiza que o SOME é “a expansão das oportunidades de ensino básico para os municípios do estado do Pará”. Para o autor da dissertação “O SOME é um projeto especial criado pela Fundação Educacional do Estado do Pará em 1980 e desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação a partir de 1982 até o presente momento. Este projeto tem como finalidade ofertar ensino médio para suprir as demandas do interior do Estado”.

Enquanto para o professor Francisco Edson Sousa de Oliveira, em sua dissertação O Ensino Modular em Pequenas Comunidades da Amazônia aborda que “No estado do Pará algumas circunstâncias específicas motivaram a implantação do SOME – 2º Grau como: a falta de escolas e professores qualificados nos municípios, pressões locais em torno da implantação desse grau de ensino, situação financeira do estado, que não permite atender a essa demanda via ensino regular, o que remonta ao quadro geral de problemas no Sistema Educacional Brasileiro, tanto endógeno como os que extrapolam o cotidiano da escola (...)”.

E num relatório preliminar de pesquisa realizado pela Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia, que o “SOME (...) visa garantir a oferta do ensino fundamental e médio aos alunos que moram em regiões em que não haja oferta desses níveis de ensino regularmente pelo poder público”.

Portanto, nesses 32 anos, o projeto SOME vem contribuindo decisivamente para a educação da Amazônia e pela dimensão territorial que temos e enquanto não aparecer outro projeto eficaz que substitua o SOME, com certeza, irá durar mais 32 anos.

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