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sábado, 7 de julho de 2012

LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS Mº RAIMUNDO CARDOSO






...Norte do meu amor, norte do boi bumbá, do putirum, do coco da pimenta e do mel, do cabra e do caboco, da mixira, do angu, do aluá, do açaí...
                                                                                                                                                                                                                    Antônio Tavernard








Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura; História e Educação Patrimonial.




Professores: Edna Santos Cruz; Henrique Magno Sozinho e Jorge Martins  


Projeto: Memórias Poéticas da Vila Sorriso.




I. Gênero em foco: A Tradição Literária de Antônio Tavernard.
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               Objetivo Geral: Restaurar e conservar as reminiscências do contexto histórico-político, poético e literário em que produziu e viveu o intelectual icoaraciense Antônio Tavernard.


·         Objetivo Específico: Investigação das origens do ideário, tradição e concepção literária do poeta icoaraciense.


II. Meta: Envolver 100% dos alunos da (6ª série/CIII) do 1º turno da escola Liceu Raimundo Cardoso do Paracuri no período letivo de 2011


III. Público Alvo: Alunos das turmas de CIII (6ª serie)

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IV. Disciplinas Parceiras: Língua Portuguesa e Literatura; História; Arte; Educação Patrimonial etc.


V. Justificativas: A procura de uma práxis educacional positiva e renovadora, dentro da perspectiva multidisciplinar e que se constitua através da pesquisa da História, Patrimônio e gêneros literários tais como: memórias poéticas, prosa; cartas; dramas; jograis; encenações folclóricas e outras que visem o resgate da tradição poético-literária como vetor de investigação do profundo significado sobre a importância da questão da memória e da identidade de um povo.


O projeto tem como perspectiva a recuperação das origens da tradição da terra e a revalorização da cultura coletiva e individual, buscando fazer com que o aluno atue como um estimulador espontâneo de uma visão otimista e responsável, estimulando no imaginário popular o desejo do icoaraciense se sentir orgulhoso de suas representações culturais, particularmente nos campos da: linguagem; alimentação; musicalidade e outras diferentes manifestações culturais do ser natural de Icoaraci.


E Antônio Tavernard, por suas qualidades de homem e poeta icoaraciense, torna-se um excelente objeto de estudo interdisciplinar, à medida que viveu e produziu em um período de grandes transformações econômicas, políticas, sociais e culturais que se traduziram em novos modos de pensar, agir e viver o quotidiano paraense. Os Brasileiros, no final do século XIX e início do século XX, assistem a derrocada do Império e a Proclamação da República, uma nova era no Brasil era inaugurada e, nesse sentido, o distanciamento de tudo aquilo que lembrava o Império e a colonização portuguesa se tornava fundamental no país, por isso o interesse das elites nacionais em uma aproximação demasiada com a cultura francesa, italiana e inglesa.  


Dessa forma, em termos de grandes obras de arte e arquitetura, os intelectuais e artistas se aproximam do Art Nouveau, estilo literário e arquitetônico oriundo da França. A produção literária e construções de casarões e sobrados, praças, ruas, bares, cinemas, entre outros, em Belém e Icoaraci, são reflexo desta nova mentalidade.  Este período da história da Amazônia, durante os anos de 1870 e 1920, é conhecido como Belle Époque, momento de importação de valores europeus – principalmente franceses, com o lucro obtido pela elite local através da exportação do látex para o mercado internacional. Tavernard estava inserido nesse mundo e, de certa forma, sua obra literária e poética reflete um pouco desta realidade. Entretanto, conseguiu produzir uma poesia com acentuadas características que valorizam as particularidades regionais do povo e da cultura tradicional paraense, no caso a cultura icoaraciense, o que torna a sua obra mais rica e autêntica.


VI. Metodologia: História Oral, isto é, realização de entrevistas gravadas através de meios eletrônicos com pessoas que conheceram Tavernard e parentes do poeta analisado, transformando os relatos pessoais dessas pessoas em fontes históricas. A utilização da História Oral é de suma importância neste projeto porque contribui para ampliar os debates a cerca de temas como: memória, identidade e comunidade do icoaraciense. Meihy e Holanda sobre a História Oral afirmam que:

                     [...] é um recurso moderno usado para a elaboração de registros, documentos, arquivamento e estudos referentes à experiência social de pessoas e de grupos. Ela é sempre uma história do tempo presente e também reconhecida como história viva (2007, p.17).



Dessa forma, o resgate da memória daqueles que conheceram Tavernard contribui na medida em que evidencia outros aspectos significativos da vida do poeta icoaraciense.



Além da História Oral, serão realizadas pesquisas em periódicos de diferentes níveis e em outras formas de manifestações e ode à produção literária; pesquisas em sítios eletrônicos dedicados a divulgação e valorização da poesia como manifestação artístico-cultural; pesquisa da produção literária e o estilo poético do autor em análise; pesquisas sobre a origem do bairro do poeta; pesquisas a respeito da procedência social do poeta. Pesquisas a propósito da importação conceptual de: obras arquitetônicas; modelos urbanos de vida e família; conceitos de moda, além dos diferentes tipos de imagens (fotografias e gravuras) e representações da época levando em consideração a questão da dinâmica temporal destes conceitos.  


VII. Recursos Materiais: textos escritos, câmaras fotográficas; imagens; gravuras; figurinos de época e cartões postais.



VIII. Expectativas:



IX. Cronograma.



PERÍODO
ATIVIDADES
LOCAL
RESPONSÁVEL
RECURSOS

Fevereiro/março


Construção e socialização da proposta.


Liceu Escola

Professores envolvidos no projeto

Cópias reprográficas

Abril/ maio

Pesquisas e entrevistas in loco.
Resumo cronológico. Vida e obras do autor.
Registro fotográfico. Entrevistas com moradores antigos e conhecidos do poeta. Visitas aos locais de referências


Liceu Escola e Campo.

Liceu escola e
Comunidade

Professores e alunos do projeto.

Edna Santos, Henrique Magno e Jorge.

Textos, questionários, Internet, etc.
Máquina fotográfica, pranchetas e mp4.


Junho/ Agosto

Gincana cultural sobre Tavernard.

Performance do texto: Foi Boto sinhá com apresentação no Arrastão Cultural.
Produção de relatórios e súmulas

Liceu escola e mais a comunidade.




Professores, técnicos e alunos do projeto.

Filmadoras, câmaras fotográficas, e digitalização de fotografias.
 50 metros de TNT.
10folhas de papel 40m quilos.
10 réguas de50 centímetros.
10 tubos de cola.
40 tesourinhas.
05 rolos de fita gomada.
06 marcadores permanentes


Setembro/ outubro

Histórico sobre o teatro de Pastorinhas.
Vídeo sobre teatro de Pastorinhas.
Diálogo sobre a tradição de Pastorinhas

Entrevistas com moradores antigos e conhecidos do poeta. Visitas aos locais de referências

Liceu Escola e Comunidade,
A cidade de Icoaraci

Professores, técnicos e alunos do projeto.

Entrevistados e convidados da Comunidade

Filmadoras, câmaras fotográficas, e digitalização de fotografias.

Novembro/dezembro

Construção de um Portfólio do projeto.
Culminância do projeto

Escola Liceu

Equipe responsável pelo projeto

Filmadoras, câmaras fotográficas, equipamento de som e projeção.
Cópias digitais
Um Banner.
Digitalização e Encadernação.


X. Anexos.

 

XI.



Bibliografia


Diversos. (1998). Asas da Palavra. Belém: UNAMA.


Daou, Ana Maria
    A Belle Époque Amazônica: Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2000.

Sarges, Maria de Nazaré
    Riquezas Produzindo a Bellle Èpoque: Belém, Pakatatu,2002.

Maihy, José Carlos & Holanda, Fabíola
    História Oral: como fazer, como pensar: São Paulo, editora Contexto, 2007.

Jurandir, Dalcidio
    Chove nos Campos de Cachoeira: Belém, CEJUP, 1991.

Fares, Josebel Akel(org.)
    Memórias da Belém de Antigamente: Belém UEPA,2010.

Clerot, Leon F.R.
   Glossário Etimológico Tupi/Guarani: Distrito Federal, Edições do Senado Federal vol.143,2011.

Periódicos:
Revista PZZ. Reedição Especial: O Chão vermelho de Dalcídio Jurandir, 2009.


Vejam as imagens do processo de execução do projeto:


Situação em que se encontra a casa do poeta



Concha acústica de Icoaraci



Orla de Icoaraci



levantamento e estudo do patrimônio



Visita a Capela



Casa do Intelectual



Aluna aprofunda a leitura nos livros do poeta



Explicação sobre o patrimônio



Apresentação sobre as obras do poeta




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