Total de visualizações de página

sábado, 30 de abril de 2011

História de Vida/relembrando a História de São Sebastião da Boa Vista

Tendo o projeto sob a coordenação do Professor Adriano Mesquita de Souza, do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME e a produção dos alunos das turmas da 1ª e 2ª série do ensino médio de São Sebastião da Boa Vista, do IV módulo de 2002, foi executado sob o tema História de Vida/relembrando a História de São Sebastião da Boa Vista.

Segundo o projeto, na apresentação o referido trabalho buscou-se resgatar a memória quase esquecida, a cultura típica de uma região ofuscada pela tecnologia dos modernos meios de comunicação, bem como a valorização dos verdadeiros atores da História do povo paraense.

Entre seus principais objetivos: incentivar os alunos a conhecer novas práticas do ensino da História através da pesquisa; despertar que o ensino da História é mais interessante quando seu conhecimento é produzido pelo próprio alunos e contribuir para uma formação crítica da realidade local, através da investigação.

Segundo o projeto, as origens históricas do município são inexistentes em documentos oficiais, pretendendo dar-se a sua primeira povoação nos idos tempos coloniais, porém, comenta-se em trabalhos de pesquisa que as primeiras lembranças são do ano de 1758, apresentando-se como Freguesia da Presidência de Mendonça Furtado, que deu-lhe esse nome em homenagem ao Santo São Sebastião.

Em 1872 foi-lhe concedido o título de Vila, passando a município no ano de 1873, sob a presidência de Possidônio Rodrigues de Manfredo, A partir de sua fundação até o ano de 1943, esse município ficou alternando,ora deixando de ser município ora passando a ser município.

Situa-se no sul da ilha do Marajó, as margens do rio Boa Vista, com uma área de 1576,4 Km², com 15.804 habitantes(ano de 2000), passando a ficar mais movimentado quando acontece as festividade em homenagem a São Sebastião, no mês de janeiro e no mês de setembro, por ocasião do Festival do Açai, quando é apresentado todo potencial gastronômico do município, tendo como carro chefe da culinária, o tradicional camarão com açai.

As manifestações culturais e religiosas no município é bastante forte, ora seus habitantes procuram manter suas origens através dos grupos parafolclóricos, apresentando danças e músicas baseadas sempre na história e lendas marajoara. O artesanato, também é marcante com destaque para as peças confeccionadas a partir da tala de miriti, que através das mãos do caboclo marajoara ganham formas de chapéus,cestas,tipitis,peneiras e o matapi.

São Sebastião é uma cidade bela e amada pelos seus filhos, sendo chamada carinhosamente de "Veneza Marajoara".

    

2 comentários:

  1. Boavistense em Belémterça-feira, maio 03, 2011

    Muito boa a iniciativa do professor.
    Parabéns aos alunos.
    OBS: Seria muito bom citar o nome dos alunos que participaram, como uma forma de incentivo, tbm.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eis a relação dos alunos que fizeram a pesquisa sobre o Tema "História de Vida, Relembrando a História de São Sebastião de Boa Vista"
    1°Ano: Joel Carneiro, Marcelo leitão cardoso, Felipe Frazão, Wiviane, Giliane, José Maria, Jorge Oliveira, Matheus Frazão, Marileia Gomes, Nailton texeira, Maria Cristina Barbosa Teles, Jose Carlos Coelho Viana, Raimundo junior e Maria de Fatima.
    2°Ano: Emerson brito Barbosa, Manoel Carneiro da silva, Giovani Kelson Moraes Sena, Risia Celene, Antonio Selma, Jean Carlos, Jailson Carlos, Andrew Marcel, Airton Sousa, Celice Oliveira, Pedro Carneiro, Adaercio Campos Monteiro, Fatima Teles, Nivea Texeira, Robson Teixeira, Vera Lucia, Everon Rodrigues, Robert Mac-Lister, Exerton Nahum, Leila Monteiro, Magareth Silva, Natalye Teixeira, Angelina Gomes, Eliane Alves, Ermegilia Silva, Jacó Macedo Teixeira, Paulo Roberto Oliveira, Francineth Leitão Cardoso, Kirley Farias do Espirito Santo, Michel do Socorro B. de Souza, Ackley Costa Gomes, Waldino Rodrigues e Kelisson Farias.

    ResponderExcluir