Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A volta de um personagem do século XVI ao Brasil

Durante o planejamento escolar do ano de 2003, na EEEFM “Maria Gabriela Ramos de Oliveira”, do Conjunto Maguari, a equipe técnica fez várias reflexões, juntamente com os professores, abordando vários textos, entre eles, temos o seguinte:



A volta de um personagem do século XVI ao Brasil (Ficção)



Em pleno século XXI, o Sr. Teixeira um grande professor brasileiro do século XVI, voltou ao Brasil e, chegando a sua cidade, ficou abismado com que viu: as casas eram altíssimas e cheias de janelas, as ruas eram pretas e passavam umas sobre as outras com uma infinidade de máquinas andando em velocidade; o povo falava muitas palavras que o professor Teixeira não conhecia (Poluição, telefone, avião, rádio, barato, metrô, cinema, televisão) etc... As roupas deixavam o professor ruborizado. Tudo havia mudado. Muito surpreso e preocupado o professor visitou a cidade inteira e, cada vez, compreendia menos o que estava acontecendo. Resolveu então, visitar uma igreja, mas que susto levou! O Padre rezava missa, não em latim, mas em Português e de costa para o altar; o órgão estava parado e um grupo de cabeludos tocava, nas guitarras, uma música estranha, ao invés do Canto Gregoriano. O desespero do professor aumentava... Resolveu ainda, viajar e visitar algumas famílias. Mas... O que significava aquilo? Depois do jantar todos se reuniram, durante muitas horas, para ADORAR um aparelho que mostrava imagens e emitia sons. O professor Teixeira ficou impressionado com tanta capacidade de concentração de adoração!!! Ninguém falava uma palavra diante do aparelho. Tudo havia mudado completamente e o professor Teixeira desanimava cada vez mais, até que resolveu visitar uma escola: tudo continuava da mesma forma como ele havia deixado: as carteiras umas atrás das outras; o professor falando, falando, falando... E os alunos escutando, escutando, escutando...



O interessante, é que o texto foi pela parte da tarde, e cada um gostaria de intervir, até o sono foi embora, e gostaria de expor suas experiências em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário