Total de visualizações de página

domingo, 24 de abril de 2011

OS DESLIZES DO PRESIDENTE

                                                          
                                                                                                              *Lucidéia Oliveira

Não queremos entrar no mérito político do nosso ex-presidente, pelo qual tenho profunda admiração, o que vou tentar aqui é ater-me em responder ao debate proposto no fórum, que tinha a seguinte tema pro debate:

Você acha que o modo de falar do presidente afeta sua credibilidade ou subtrai seu respeito?

Livros mais elementares de nossa língua portuguesa nos ensinam que na comunicação o essencial é que haja interação entre o emissor e o receptor, ou seja, que a mensagem de quem fala ou escreve seja compreendida por quem houve ou ler e nesse quesito o ex-presidente é o nosso Camões. Todos nós sabemos que o ex-presidente Lula não é um intelectual do mundo das letras, mas também não há como negar que ele possui um imenso saber acumulado apreendido no dia-a-dia da luta.

É espantosa a capacidade que ele possui de guardar dados, números e informações. Se ele comete alguns "escorregões" quanto ao uso de nossa gramática, é perdoável, afinal, quem nunca cometeu erros que atire a primeira pedra. É evidente que nós educadores, professores de nossa língua- mãe primamos pelo seu bom uso, porém, também sabemos que o uso informal de nossa língua é uma de suas modalidades.

Em que pese nosso ex-presidente Lula jamais ter cursado uma faculdade, algumas delas já lhe concederam o título de "doutor honoris causa" que é um título honorífico concedidos por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário mas que tenham se destacado em determinadas áreas (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias, etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

O povo também ver dessa forma, tanto é que lhes concedeu dois mandatos e de quebra o da sua sucessora. O ex-presidente Lula é um reflexo dos diversos “brasis” que compõem o Brasil real, o Brasil nordestino e o Brasil sulista, o Brasil governado por um sociólogo elitizado que não entrou nos trilhos e um Brasil governado por um operário semi-alfabetizado que deu certo, inclusive, com melhorias consideráveis na educação e os avanços nessa área são inegáveis. Dessa forma, não vejo como um pecado mortal os pequenos erros que nosso ex-presidente comete provavelmente nunca tenha lido Vidas Secas de Graciliano Ramos, mas em sua vida de retirante nordestino, também foi hostilizado pelo ambiente, pela terra, pelas elites, notadamente as elites urbanas e também foi devorado pelos problemas que o meio lhe impuseram. Talvez nunca tenha lido Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freire, mas também foi escravo do capital, em que pese à república já ter sido proclamada. Talvez nunca tenha lido O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro, mas soube como poucos entender e falar a língua de seu povo.

                                                            * Acadêmica de letras - UAB (Bujaru)



Nenhum comentário:

Postar um comentário