Total de visualizações de página

domingo, 17 de abril de 2011

Grandes Projetos

Trabalhando com alunos da 8ª série, do ensino fundamental, na localidade do Km 29 (Vila da Curva), no município de Bujaru, onde desenvolvo minhas atividades pedagógicas no momento pelo Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME,  através dos contéudos da disciplina Estudos Amazônicos, sobre os Grandes Projetos na Amazônia com recursos como  filmes, revistas, textos e jornais, uma produção da aluna Edinelma Silva Cordeiro me surpreendeu, o qual passo para vocês tratando sobre a Soja.

Segundo a aluna, com a grande expansão da soja que começa a se desenvolver na Amazônia, possui uma grande atração dos fazendeiros de outras regiões do nosso país. que se mudam para a Amazônia com o objetivo de se tornarem ricos com o menor tempo possível, ou seja, rapidamente.

Ressalta que a floresta tropical de nosso planeta possui uma biodiversidade riquissima. Ela se localiza na América do Sul, se espalhando por 08 países, mas é em nosso país que ela se destaca na maior parte de sua floresta.

Dessa forma, a Amazônia também é muito importante para o ciclo de chuvas, pelo fato de se tornar uma das maiores fontes mundiais de vapor de água, proporcionando a transformação em chuvas.

Segundo Edinelma Cordeiro, como se ver nos últimos 30 anos a nossa floresta vem sendo destruída ; pois geralmente o modelo de desenvolvimento visam o lucro rápido em vez da proteção do meio ambiente para as futuras gerações. Muitas áreas são destroçadas, só para se ter idéia área do tamanho da França já foi destruída, e pelo que parece se continuar daqui a 30 ou 40 anos a Amazônia desaparecerá, tendo como consequências   para o equilíbrio sistemático e para o ciclo  de chuvas do planeta podem ser desastrosas.

Para ela, a soja pode ser encontrada em diversos tipos de comércios,principalmente, nos produtos dos supermercados; assim como na ração animal, e devido a expansão da população mundial, a demanda de carne e produtos ricos em proteína, a soja se tornou a queridinha do mercado internacional, taí a luta do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra contra as multinacionais.

Segunda a aluna, a produção da soja cresce a cada ano, só para se ter idéia, vejamos: em 2003, foram 186 milhões de toneladas; em 2004, foram 200 milhões de toneladas e em 2020 estima-se que a produção poderá chegar a 300 milhões de toneladas por ano.

No momento, temos como principais produtores mundiais, os Os Estados Unidos da América, Brasil e Argentina.

Edinelma ressalta que, o Brasil e Estados Unidos da América disputam a competição pela primeira colocação nas exportações de soja. Dessa forma, o Brasil adotou uma política econômica de forma agressiva para alcançar seu objetivo, sem se importar com os impactos sócio-ambientais.

Para se ter idéia, entre 2003 e 2004, o índice de desmatamento da Amazônia foi considerado o segundo maior da história, 26.000 Km². Com a chegada da soja o índice é muito maior.

Sendo Santarém, a principal cidade do oeste do estado do Pará, e atualmente a mais nova fronteira de expansão de soja. Isso propicia situação social triste, vejam, com a chegada da soja muitas pessoas foram expulsas de suas terras, quando não são expulsas, vendem suas terras de onde tiram seus sustentos, por um preço insignificante; as vezes os sojeiros queimam as casas dos trabalhadores rurais  que vivem em precárias situações, provocando medo e terror a essa população carente.

Segundo alguns estudos, a soja foi introduzida no Brasil no ano de 1882, naquela época os técnicos e engenheiros agrônomos, acreditavam que a soja nunca ameaçaria a Amazônia, por causa das limitações climáticas e das condições pobres do solo da floresta, para a agricultura.

Entre 1995 e 2004 à área cultivada com soja no país cresceu 77%.

Para Edinelma Silva Cordeiro, a    presença de três empresas multinacionais que são a ADM, BUNGE e CARGILL, são responsáveis por pelo menos 60% do financiamento da produção da soja.  A CARGILL montou sua empresa em Santarém, uma empresa de capital americano que trabalha com grãos.A CARGILL prometeu gerar empregos para a população de Santarém, mas não foi isso que aconteceu até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário