Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ATEÍSMO

Tema polêmico quando se trata em sala de aula a questão religiosa. Infelizmente, não podemos negar que a construção da sociedade sempre foi feita pelos homens, logo deduz-se pelo aspecto material. Mas temos outras possibilidades enquanto teoria que seria a filosofia, a empírica; além da religiosa e científica.

Sabemos que o crescimento no Brasil da população que não possuem religião é grande, segundo o IBGE. Hoje, chega perto de 10% da população brasileira de pessoas que declararam que não são praticantes, mas acreditam em Deus; dos agnósticos(meu caso) que geralmente possuem dúvidas sobre a existência do supremo e os ateus que não acreditam em  qualquer forma de divindade .

Alguns anos atrás pessoas que se identificavam como atéias tinha vergonha e medo de se manifestarem em público. Hoje, ao contrário já estão assumindo suas convicções.

Percebemos, também, hoje que temos o ateu que milita divulgando seus princípios através de vários grupos de discussões, seja nas escolas, universidades, praças,Internet ; assim possibilitando o surgimento de entidades e organizações que defendam seus interesses.

Alguns momentos históricos negar Deus, significava punição e forca como era no tempo da Inquisição.No momento atual, com a predominância do Cristianismo permanece, ainda , alguns conceitos arcaicos, que vem da formação religiosa cristã.

A discussão é longa, e precisamos enfatizar o lado teórico de alguns argumentos abordados aqui. Vamos continuar em outro textos e estamos recebendo comentários e considerações sobre esses assuntos.

    


Nenhum comentário:

Postar um comentário