Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CONSCIÊNCIA NEGRA: UM PASSO PARA ACABAR COM O PRECONCEITO


O dia 20 de novembro é reservado para se refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, por isso ficou conhecido como o dia da Consciência Negra.

Os negros são vistos como pessoas responsáveis e compromissadas com sua autoafirmação enquanto representantes de uma categoria, que dentro de um processo histórico excludente foi um dos mais explorados, sofrendo preconceitos e discriminação. Ao longo dos anos, os negros lutam para conquistar seu espaço. Entre as conquistas citam-se a lei 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino de história dos africanos e afro-descendentes nas escolas de todo país, sem falar no sistema de cotas nas universidades que vem favorecendo uma grande parcela da população negra do país. O negro também tem sido respeitado em vários outros setores: na literatura, por exemplo, vários negros se destacaram como Cruz e Souza no estilo Simbolista e Lima Barreto no Pré-modernismo. Na literatura paraense Dalcídio Jurandir é a nosso grande representante. Na política, na música, no cinema e na televisão os negros têm se mostrado como pessoas de grande talento e expressividade, colaborando para amenizar o preconceito racial e social nesses setores.

A Escola Maria Gabriela Oliveira vem trabalhando com a temática da Consciência Negra, e realiza um projeto sobre Os quilombolas do Abacatal de Ananindeua.Pa. Alunos da 7ª série estão envolvidos e devem fazer pesquisas, produzir vídeos e fazer doações para a comunidade Quilombola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário