Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CABANOS NO CINEMA

A estréia no cinema Olympia no dia 29 de maio de 2010 do vídeo "Cabanos", idealizado, roteirizado e dirigido pelo professor de História Sebastião Pereira, da EEEFM "Temístocles de Araújo", escola de periferia de Belém do Pará, foi um marco não só na escola pública, mas no cinema e na sociedade paraense.

O longa-metragem de uma hora e trinta minutos, realizado por uma equipe de 110 pessoas, a maioria da Marambaia, bairro onde se localiza a escola, inclusive com a participação de ex-alunos e apoio de vários professores. O vídeo retrata o drama de uma família ribeirinha que se envolve com o movimento cabano, que acontece na Província do Grão-Pará a partir de 1835 e vai até 1840.

Com tomadas realmente quase perfeitas para quem são alunos da educação básica, muitos sem experiências profissionais na área, foi um grande prêmio a apresentação em um cinema histórico.

Este projeto de intervenção, como outros que são desenvolvidos e executados pelos professores em escola pública, são importantes para a formação dos educandos.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário